Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Sedimentação

Sedimentação

Grande dia… Primeira prova prática do curso.

Programa intenso. Cheio de aulas, matéria para ser vista, revista e revisada. É muita coisa? Claro que é! Não dava para ser diferente, afinal de contas condensar quatro anos em dois tinha que ter um certo nível de desafio.

Aulas práticas em laboratório que a gente tem, temos Prótese total, Dentística e Prótese Fixa. Das três eu acho que a menos estressante é a Prótese Fixa onde o Professor pediu para que a classe elaborasse uma playlist de musicas para serem tocadas durante os exercícios práticos. Não acho que exista muita dificuldade em si nesta matéria, a não ser um certo receio por saber que para os exames práticos os preparos em dentes de plástico serão avaliados por inteligência artificial. Explico: Uma vez concluído o preparo, estes são escaneados e um software analisa o preparo indicando aonde ficou deficiente e correto. Se a olho nu alguns casos são imperceptíveis, com o uso desta tecnologia o processo de avaliação fica mais fácil para os professores, mas muito mais criterioso para quem os faz.

Dentística não tem muita coisa pra falar. São restaurações em dentes de plástico. Começamos com resina composta, dentro das diferentes classes elaboradas por G.V. Black e mais recentemente uma classe 2 feita em amálgama. Foi um bom dia este quando fiz uma restauração em amálgama depois de mais de quatro anos. Engraçado que realmente tem coisa que a gente aprende e nunca mais esquece. Mais engraçado ainda foi saber que colegas da classe NUNCA fizeram uma restauração em amálgama antes na sua vida profissional. Quase difícil de acreditar. Ou sou eu que estou velho… ou ha muito tempo fazendo isto.

Por último, temos o laboratório de Prótese Total. Essa sim está fazendo toda a diferença na minha vida, e se me permitem dizer, se o programa acabasse hoje, tudo o que eu aprendi nestes últimos dois meses sobre Prótese Total teriam valido cada minuto.

Não me queixo do programa que completei no Brasil. Muito pelo contrário. Tive grandes professores, mas o problema é que quando você aprende alguma coisa do zero, as chances de você conseguir sedimentar aquele aprendizado não é tão grande quando você vivencia aquela experiência, tem sucessos e fracassos e acaba entendendo somente depois os motivos do seu fracasso. Eu acho que esta tem sido a área onde mais tenho aproveitado, porque eu já passei tanta dificuldade e frustração com Prótese Total que chegou um ponto onde eu não estava mais fazendo. Eu parei literalmente, por conta da frustração profissional que me dava não sendo capaz de alcançar o resultado que eu queria e que o paciente esperava. Hoje eu entendo os motivos pelas quais muitos casos fracassaram e sei que se eu iniciar um caso novo eu vou saber como melhor navegar durante a execução do tratamento.

Um abraço e sucesso sempre!

Summa Cum Laude

Summa Cum Laude

Aula Dada, Aula Estudada

Aula Dada, Aula Estudada