Dr. João Antonio Costa
Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.
Espero que você aprenda bastante!
Eu queria falar um pouco hoje sobre Especialização aqui nos Estados Unidos.
Não da pra negar que tudo o que se fala sobre Odontologia, o que tem de melhor em termos de Materiais e Técnicas tem-se os Estados Unidos como referencia.
Quem é você?!
É justamente esta pergunta que as Universidades Americanas querem saber: Quem é você?
Sendo Fulano de Tal ou mesmo o irmão dele – Siclano de Tal – o que as Universidades Americanas – Escolas de qualquer área de ensino – querem saber é quem é a pessoa que está aplicando para seu quadro de alunos. E como fazer para se apresentar de maneira com que eles se interessem por você?
Um assunto muito importante que geralmente é deixado de lado por quem decide buscar o ingresso dentro de uma Universidade Norte-Americana é a entrevista pela qual todos os candidatos devem passar.
“Mas entrevista? Isso é realmente necessário?” – Alguns podem se perguntar...
“Mas no Brasil isso não precisa!”
Bom... sinto dizer, mas não somente por uma distancia geográfica, os EUA não são o Brasil. HAHA!
Quando dei inicio a este blog minha intenção era mostrar para as pessoas – Colegas Dentistas do Brasil – que, ao contrario do que me foi dito certa vez, é possível exercer a Odontologia nos Estados Unidos uma vez graduado em Odontologia no Brasil.
O advento da internet possibilitou a democratização da expressão pessoal para todo o mundo. Ou pelo menos quem fala e lê o seu idioma. Ainda mais, ajudou a levar informacoes preciosas para todas as pessoas, de uma maneira muito rapida e pratica. Haja visto este blog que foi criado para compartilhar experiencias pessoais e profissionais; mostrar para tantos colegas Dentistas no Brasil que existe sim uma chance de trabalho e sucesso profissional fora do Brasil.
Eu não acho que existam muitas coisas novas a serem colocadas aqui. Na verdade, a grande mudança está para acontecer em 2020 quando as duas provas do NBDE parte I e II serão fundidas e resultará em uma única prova para a avaliação dos alunos de Odontologia Norte-Americanos e futuros candidatos ao titulo de DDS ou DMD oriundos de outros países.
Uso de narcóticos – O primeiro choque cultural dentro da Odontologia que eu tive foi a prescrição de narcóticos por parte dos Dentistas. Infelizmente a região onde moro esta passando por um problema muito serio de consumo e dependência de narcóticos. São vários os casos onde o desenvolvimento desta dependência teve inicio apos a consulta a um Dentista; geralmente um Cirurgião Buco-Maxilo Facial. Ouvindo um programa de radio, certa vez ouvi o testemunho de uma mãe que tinha em casa uma filha de 18 anos dependente química de Oxicodeina que teve sua primeira prescrição de 20 comprimidos apos a extração dos dentes do siso por uma Cirurgião Buxo-Maxilo.
Para ser aceito em uma boa Faculdade a pessoa precisa cultivar 12 anos de boas notas, boa conduta escolar e social, trabalho voluntario... tudo para poder contar pontos e fazer diferença na hora da entrevista final. Bom... final é a forma de se falar. São tantos papeis e documentos que precisam ser preenchidos que coloca-se a entrevista como passo final deste processo.
Na semana passada eu recebi um email de um amigo que ministra cursos de pos graduação em Odontologia. Ele ja esta no mercado ha muito tempo e construiu sua carreira de maneira solida e com uma reputação muito boa. Tão boa que outros Dentistas da Brasil, volta e meia, entram em contato com ele para saber sobre cursos no Brasil e exterior.
Quando a gente deixa os bancos da Faculdade, pouco ou muito pouco se fala sobre o perfil empreendedor que um Dentista deve ter a fim de obter sucesso profissional. Não digo nem pela necessidade de conhecimento na area, mas na equipe que deve ser montada a fim de se chegar a algum lugar.