Responsabilidade
Existem diferentes formas de se exercer a Odontologia nos Estados Unidos sendo graduado fora do território americano. Recentemente fiz uma associação com dois Dentistas brasileiros que lançaram uma plataforma em nível internacional para mostrar a Dentistas do mundo inteiro as formas e caminhos para exercer a atividade em solo americano. Mais detalhes, clique aqui. Página em inglês.
Mas o que eu gostaria de trazer aqui é a modalidade de licença que pode servir como porta de entrada para quem deseja buscar o Advanced Standing Program – revalidação completa do Diploma – ou um período de espera após uma residência realizada. A Limited License no Estado de Massachusetts.
Não somente por ser a modalidade de licença que eu uso, esta oportunidade de exercício da atividade está diretamente atrelada à uma responsabilidade muito grande que muitas vezes acabamos não nos dando conta. Esta licença permite que Dentistas graduados fora dos EUA tenham a oportunidade de exercer a atividade em território americano sob a licença de um Dentista graduado nos EUA. E o que isto significa?
Em linhas gerais significa que alguém que não te conhece, nunca teve contato profissional com você, não conhece seu caráter, personalidade e temperamento, ética profissional e habilidade profissional irá atrelar a licença dele(a) diretamente à sua, se responsabilizando perante o Board of Registration in Dentistry do Estado de Massachusetts sobre todo e qualquer ato clínico, ético e profissional seu junto ao paciente, à comunidade e ao seu local de trabalho.
Quando você se dá conta da abrangência de responsabilidade que esta licença exige por parte daquele que assina o pedido da licença para você o fardo começa a ficar um pouco mais pesado para quem trabalha sob esta licença. Seria como você assinar um contrato de fiador para uma pessoa que você não tem absolutamente nenhum conhecimento anterior da sua conduta. O Dentista Americano que assina o pedido da Limited License se responsabilizando por você assume uma posição muito delicada, podendo sofrer sanções e atos disciplinares junto à comunidade odontológica do Estado de Massachusetts no seu lugar.
Por que estou escrevendo sobre este assunto?
Eu decidi escrever sobre este assunto porque muita gente acha que este é um jeito fácil de exercer a Odontologia nos EUA. Não é necessário fazer provas difíceis, com longos períodos de estudo, cursos caros ou mesmo gastar uma fábula em dinheiro para iniciar a atividade em solo americano. Mas não é nada disso! A responsabilidade que cai sobre os ombros do seu futuro(a) Diretor(a) Clínico, também cai sobre os seus ombros a responsabilidade de não causar danos na reputação de alguém que se dispôs a colocar seu nome na reta para autorizar alguém que ele(a) não conhecia a exercer a Odontologia em solo americano.
Antes de achar que a Limited License é um caminho simples a ser trilhado para a prática Odontológica nos EUA, pense muito sobre o assunto antes. É sempre muito bom saber que existem pessoas que se expõe e colocam seu bom nome como responsáveis por pessoas que eles nunca viram, mas lembre-se que é uma via de mão dupla e a expectativa por parte do seu Diretor(a) Clinico em cima do seu trabalho, sua ética e sua conduta é tão grande quanto a confiança que ele(a) coloca em você.
Um abraço e sucesso sempre!