Revalidar ou Residência?
Residência em Especialidade ou Revalidação do Diploma? Que dúvida! Para onde quer que você olhe, existem muitas vantagens. Algumas desvantagens, quem sabe? Até pouco mais de dez anos, esse assunto era completamente desconhecido por grande parte dos Dentistas no Brasil onde eu mesmo fazia parte deste grupo de profissionais altamente qualificados e altamente ignorantes. Muita informação desencontrada, muitos mitos, muitos “achismos”, muitos amigos que passaram pelo processo, mas nunca foram capazes de sumarizar tudo de uma forma clara e precisa.
O que me motivou a criar esse blog foi justamente a completa falta de informação sobre esse assunto por parte dos Dentistas no Brasil. Ainda que já existissem vários Dentistas graduados no Brasil exercendo a Odontologia nos EUA, o que se encontrava disponível online era quase nada. Na época que eu iniciei o blog pouco ou quase nada era encontrado em português, um ou outro site que dava uma pincelada muito por cima do assunto e era somente isso. A minha intenção era de redigir um post cada vez que eu passasse por uma experiência diferente dentro da atividade e contar de maneira mais clara possível o que eu aprendia sobre o assunto. Trabalhar junto com alunos do último ano da Universidade de Boston no período de estágio obrigatório que eles passavam no nosso Community Health Center me ajudou muito a compreender o que eles passavam antes e durante o curso. Aprendi muito com eles.
Mas até aí, somente um espectro estava sendo explorado. Eu aprendi que alguns Estados ofereciam diferentes possibilidades e alternativas para Dentistas Estrangeiros. Alguns deles abririam as portas para quem concluísse um ano de Residência em General Dentistry, outros abririam maiores possibilidades para quem fizesse dois anos. Daí, então, a possibilidade de fazer residência dentro das áreas de Especialidade e a chance de se destacar dentro da comunidade Odontológica Americana. Tudo isso para chegar à conclusão de que o melhor caminho para o sucesso dependeria exclusivamente de cada um que desejasse seguir o caminho que quisesse. Parece falar uma coisa óbvia, mas de fato é. Ninguém pode pedir para outra pessoa fazer o trabalho que deve ser feito. Não existe essa possibilidade. Ou você faz ou ninguém fará por você.
A opção por fazer Residência em Especialidade parece ser um caminho muito atrativo, principalmente para quem já tem experiência acumulada. Não que isso vá fazer uma grande diferença no processo seletivo para ingresso no programa, mas uma vez lá dentro, sua experiência anterior poderá te ajudar a navegar pelos anos da Residência de uma maneira menos tumultuada. Casos difíceis de serem resolvidos por pessoas menos maduras podem abrir uma possibilidade para que você desenvolva um espírito de liderança dentro do grupo de Residentes. De repente você pode vir a receber um convite para se tornar parte do grupo de Professores do programa de Residência. O contato com pessoas de diferentes culturas e diferentes estilos de vida irá aumentar muito a sua experiência de vida, o que vai te tornar uma pessoa mais aberta para oportunidades até então inexploradas.
A Revalidação do Diploma, com a conclusão dos dois últimos anos da Faculdade de Odontologia nos EUA, abre a porta para a totalidade dos Estados Americanos e, também, outros países no mundo. No ano de 2003 eu tive a chance de conhecer Dubai nos Emirados Árabes Unidos. Lá eu conheci o Dentista que meus pais frequentavam e conheci um dos Dentistas que trabalhavam ali. Ele disse ter se formado nos EUA e conseguido uma oportunidade de trabalho ali.
Revalidando o Diploma ou concluindo uma Residência no final das contas é indiferente. Se o seu desejo é ser Dentista nos EUA, o processo de aplicação deve ser iniciado o mais breve possível. Quanto antes você começar, mais rapidamente você irá concluir e mais rapidamente conseguirá realizar esse desejo. Ficar parado esperando as coisas caírem do céu certamente não vai resolver a sua vida. Motive-se, procure ajuda de quem conhece o processo e faça acontecer!
Um abraço e sucesso sempre!