IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Novo Local de Trabalho

Novo Local de Trabalho

            Em fevereiro de 2008 eu comecei meu trabalho no antigo Mid-Upper Cape Community Health Center. Passei por todo o processo de chegada do Brasil, busca de emprego, entrevista, trabalho, primeiro inverno, ligações pelo antigo MSN, saudades, entusiasmo finalmente estava ali. Fazendo o que eu gostava e sabia fazer.

            Como parte da Companhia Harbor Health Services Inc., o Community Health Center Mid-Upper Cape localizado em Hyannis era parte de um grupo composto por outros Centros. Dois eram localizados em Boston e outro localizado em Harwich. Um dos Centros em Boston foi o primeiro Community Health Center dos Estados Unidos, inaugurado no final dos anos 60, depois de muita luta e uma conquista que marcou uma época.

            O Community Health Center localizado em Harwich tinha uma peculiaridade porque ele era dedicado exclusivamente para o atendimento Odontológico, portanto a denominação dele era Community Dental Center (Centro Odontológico Comunitário). Recebeu o nome Ellen Jones em homenagem a uma residente da região que dedicara sua vida à advogar em favor da Comunidade onde ela residia e defender o direito daqueles que necessitavam de atendimento de saúde com qualidade e dignidade.

            O Ellen Jones Community Dental Center (EJCDC) foi inaugurado no ano no inicio dos anos 2000. Ainda sem muito recurso para se manter, foi abraçado pelo Harbor Health Services a fim de oferecer mais recurso e melhor administração. Foi como se tivesse havido uma adoção. Agora, sob a tutela de uma empresa especializada no assunto, aquele grupo estava ali defendendo o direito da Comunidade local de ter atendimento Odontológico que não era possível, até então, por que os Dentistas locais não aceitavam trabalhar com o seguro oferecido pelo Estado de Massachusetts. A abertura deste campo de trabalho possibilitou o ingresso e atendimento de pacientes que há muito tempo não tinham a oportunidade de ter uma consulta com um Dentista ou um(a) Higienista.

            O EJCDC teve suas portas abertas no prédio da Escola Técnica da Região. Acabou sendo uma troca muito interessante para ambas as partes porque como parte do programa de estudo oferecido pela Escola (Cape Cod Tech) tinha o programa de Dental Assisting onde os alunos(as) do curso estudavam e se preparavam para o ingresso no mercado de trabalho como Dental Assistants. A presença de um Centro Odontológico no local iria possibilitar que os alunos do programa de Dental Assisting tivessem a oportunidade de aprender a dinâmica e o dia a dia de um consultório odontológico. No inicio 3 cadeiras faziam o atendimento com 1 dentista e uma Hygienista. Duas cadeiras para o Dentista e uma cadeira exclusiva para a higienista.

            Os anos passaram e o programa cresceu exponencialmente. Mais e mais pessoas da região começaram a saber e conhecer que seus problemas dentários poderiam ser tratados neste local. Em um período aproximado de 7 anos as três cadeiras aumentaram para seis. Uma dedicada para a Higienista e outras cinco para o atendimento de pacientes. Mais Dentistas foram contratados conforme a demanda de pacientes aumentava. Hoje temos um total de sete Dentistas revezando entre si o atendimento odontológico e 3 Higienistas da mesma forma, alternando o atendimento. Hoje temos disponibilizado para o atendimento dos pacientes raio X digital com Periapicais e Panoramica, sistema de biossegurança de ponta, câmera intra-oral e um programa de Residência junto a Universidade de Nova Iorque (NYU) que acabou transformado o Centro em um local onde Dentistas graduados podem aprofundar seu conhecimento clinico junto à Comunidade.

            Na esteira do crescimento a expansão do programa está para chegar. Em breve o EJCDC estará abrindo suas portas em um novo local. Ainda a ser definido a previsão para o novo Centro está para ter o aumento de seis para oito cadeiras, a possibilidade de alcançar ainda mais pacientes em um novo local, com melhor acesso e visibilidade e a implementação do que há de mais novo e moderno dentro da Odontologia.

            O que virá ainda é uma incógnita, mas os planos estão sendo desenvolvidos. Eu sempre tenho a oportunidade de apresentar o EJCDC para quem deseja vir conhecer. Já tive vários leitores do blog visitando nosso site e me dando uma grande honra e prazer de mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo ali. O ano de 2020 será marcado por um novo momento e espero em Deus poder compartilhar ainda por muito tempo da presença da Comunidade do Cape Cod.

            Um abraço e sucesso sempre!

O Mercado de trabalho   

O Mercado de trabalho  

O Garoto da Bolha   

O Garoto da Bolha