IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Hierarquia

Hierarquia

Hello, World!

            Quantos de nós não sonhamos em ser nossos próprios patrões? A Odontologia possibilita esta chance, habilitando todo aquele que conclui seus quatro anos de estudo. Eu me lembro no meu terceiro ano da Faculdade em uma aula de Endodontia. Na época a classe era dividida em quatro turmas. Metade fazia clinica de manha e a outra metade fazia aula teórica e no período da tarde invertia. Periodicamente tínhamos aula todos juntos. Em uma delas nosso finado professor João Batista fez um breve comentário sobre o nosso futuro. Disse ele que dali um ano e pouco seríamos promovidos. Deixaríamos de ser estudantes para nos tornar desempregados.

            Piadas à parte ele tinha razão. Mas ainda que ele tivesse razão eu acho que foi mancada dele não ter aberto nossos olhos para a real necessidade de que todo estudante de Odontologia deve se preparar, e muito bem, para o mercado de trabalho. Mesmo que pareça que aqueles quatro anos de graduação já estejam sendo usados para isto, as Faculdades de Odontologia preparam os alunos para serem Dentistas e nunca para se tornarem empresários. Aulas de Administração, Recursos Humanos (como contratar uma boa equipe), contabilidade e tudo mais. Eu mesmo tive aulas muito mau frequentadas (em termos de presença de alunos) de orientação profissional e Odontologia Legal. O curso mesmo não era nada legal e a orientação que tive foi para estudar para passar na prova.

            Hierarquicamente um profissional autônomo não tem ninguém e nada a responder para ninguém. Nem o próprio paciente dele pode mandar nele, porque se o fizer, vai estar ditando tratamento e isso nenhum profissional de saúde deve permitir. A única resposta que um Dentista autônomo deve dar ao paciente é a sua presença no trabalho, tratamento com dignidade e honestidade. Dentro do consultório ele é quem manda. É uma linha muito tênue a ser trilhada sem que o paciente se encha e vá procurar outra pessoa. Isso requer tempo, experiência de vida e pratica. Nada disso vem com 4 anos de Faculdade.

            No meu caso, exercendo a Odontologia nos EUA há mais tempo do que eu exerci no Brasil eu aprendi que dentro de um Community Health Center devemos seguir uma cadeia hierárquica muito bem definida. Os Community Health Centers em Massachusetts são empresas sem fins lucrativos que administram dinheiro enviado pelo Governo Federal. Temos um CEO (Chief Executive Officer), CFO (Chief Financial Officer), CMO (Chief Medical Officer), Diretores, Gerentes e os provedores. Entre os provedores estão Médicos, Dentistas, Higienistas, Enfermeiros, Podólogos, Farmacêuticos e Optometristas. Temos ainda, Auxiliares de Enfermagem, Auxiliares Médicos, Auxiliares Odontológicos e Recepcionistas. Eu sei que está parecendo que esta descrição está colocando todo mundo em ordem hierárquica, mas a intenção não é essa.

            Da parte administrativa existe uma cadeia hierárquica bem definida. Quando chega na parte de provedores é que a coisa fica complicada. Os médicos se acham mais importantes (não é só no Brasil) e os Dentistas sucumbem a esta dita superioridade. O problema é que todos são iguais. Todos devem ter os mesmos valores e objetivos finais que é são: o bem-estar e tratamento dos pacientes. Não existe ninguém melhor que ninguém. Se a(o) Dental Assistant não aparece para trabalhar o trabalho do Dentista não rende. A mesma coisa com o Medico e o Medical Assistant. Um não trabalha sem o outro. Dentro da Odontologia a média ideal de Dental Assistant para Dentista é de um Dentista para 1.5 Dental Assistant (não me pergunte sobre este meio). Ou seja: em termos de números os Dental Assistants são muito mais importantes que os Dentistas.

            A presença de Dental Assistants dentro do ambiente de um consultório Odontológico é de extrema importância. Sem a presença destes profissionais não há a possibilidade de se conseguir ter um consultório produtivo e eficiente.

            Nesta cadeia hierárquica, é preciso elevar a atividade daqueles que dão sustentação ao nosso trabalho. Se você tem o seu próprio consultório e este tem sido o principal fornecedor de recursos para você e sua família, tenha certeza de colocar a sua equipe no alto de um pedestal. Ofereça bonificação, reconheça o trabalho deles todos e nunca – NUNCA – menospreze ou desfaça da atividade deles. Seja humano e atencioso e faça valer a regra de ouro: Trate os outros como você gostaria de ser tratado.

            Um abraço e sucesso sempre!

Liderança

Liderança

Mão Prá Cima

Mão Prá Cima