IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Experiência para a vida

Experiência para a vida

            Você se lembra daquela história que contavam para você que a gente somente aprende as reais lições de vida quando nós mesmos vivenciamos? Não dá para ser diferente. Eu mesmo aprendi muito durante o tempo que estive vivendo com minha família; com o que meus irmãos faziam à minha volta e não agradava muito aos meus pais. Por um lado, foi bom porque eu aprendi a não acender a ira deles, mas por outro lado eu acabei não sentindo da minha pele as lições que eles vivenciaram. Mas quem é que quer acordar de ressaca ou passar a noite abraçado na privada vomitando?

            De qualquer maneira o nosso amadurecimento real somente acontece quando sobrevivemos aos nossos próprios erros. Acho que acabou demorando um pouco para eu entender que justamente são esses erros que nos formam e nos moldam. Eu não posso responder em nome de todas as pessoas. Tem gente que dá cabeçada e parece que não aprende nunca. No meu caso, acho que o mais difícil vai ser achar tanto espaço dentro da minha cabeça para guardar tanto ensinamento. Esses últimos meses parece que tem sido um curso intensivo de como não ser quem você acha que é. O negocio não é achar que não da para conseguir guardar tanta informação. O problema é conseguir “catalogar” e “armazenar” tanta informação vivenciada dentro deste curto período de tempo.

            Cursar Odontologia te dá a oportunidade de aprender sobre uma das áreas de saúde mais interessantes que envolvem o corpo humano. Temos a oportunidade de conhecer a constituição tecidual e nervosa dos elementos anatômicos do crânio e da face. A nomenclatura da geografia craniana, pontos de referencia anatômica e a constituição microscópica do elemento dental; conhecimento muito útil quando se discute com o paciente as causas da sensibilidade existente quando existe recessão gengival.

            Às vezes o melhor momento para discutir com um paciente sobre prevenção não é aquele quando ele está sentando na cadeira odontológica depois de passar 3 noites sem dormir por conta de um dente com um abscesso Peri apical agudo. Fazer isso vai te colocar na posição do Dentista cuzão (desculpe o termo). O paciente já entendeu a mensagem. Ele já aprendeu e não precisa agora você chegar com aquele ar paternalista e dizer para ele o que já deveria ter sido feito.

            Mas, novamente... cada um de nós aprende de uma maneira diferente. Alguns de nós precisa sofrer um infarto agudo do miocárdio para começar a se exercitar e comer saudavelmente. Outros o fazem de maneira espontânea. Alguns aprendem a escovar os dentes e usar fio dental desde o inicio de suas vidas. Outros nunca aprenderam quando jovens e agora são eles que movem a sua prática Odontológica.

            Viva diariamente com sua mente aberta para novas experiências. Poucos são os momentos de aprendizado da nossa vida que podem nos levar ao fracasso. Toda experiência de vida - boa ou má – trará alguma lição para o seu sucesso.

            Um abraço e sucesso sempre!

Deixe seu ego na porta

Deixe seu ego na porta

A ponta do Iceberg

A ponta do Iceberg