IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Revisão

Revisão

Quando a ideia do blog “Dentista Brasileiro nos EUA” nasceu a minha pretensão era poder informar o maior numero de pessoas que estariam interessadas em saber a experiência de um Dentista graduado no Brasil e agora trabalhando nos EUA. Se você que segue o blog desde o inicio não se lembra, os primeiros posts eram sobre o que eu via e sentia. Comparava minha experiência de 10 anos atuando no Brasil e, agora, exercendo minha atividade nos EUA.

            O blog foi evoluindo. Não cresceu, mas mudou o perfil. Acabou tornando-se uma fonte de informações para quem deseja validar seu Diploma de Odontologia nos EUA. Acho mesmo que tem sido uma boa referencia para quem deseja faze-lo – modéstia a parte. Na minha época de graduação, não existia internet e qualquer informação a respeito desta possibilidade nunca era amplamente divulgada. Foi por simples falta de informação que demorei tanto para buscar meu sonho nos EUA. Mas como já me dizem há muito tempo: Tudo tem seu tempo.

            Ainda que eu possa parecer repetitivo, acho que é sempre importante lembrar algumas coisas já ditas anteriormente aqui no blog sobre o exercício da Odontologia nos EUA para quem não é formado em Universidade Americana:

1)    Você não pode trabalhar como Dentista nos EUA sem concluir o Advanced Standing Program ou um programa de Residencia (AEGD ou GPR) ou como Professor em Universidade Americana ou ser portador da Limited LIcense em Massachusetts.

2)    Se você quiser validar seu Diploma para o exercício da profissão em qualquer um dos Estados dos EUA, é necessário concluir o Advanced Standing Program.

3)    Não existe bolsa de estudos para este programa de validação do Diploma.

4)    Para quem é portador da Limited License no Estado de Massachusetts esta licença vale somente por 5 anos. Após este tempo, para continuar trabalhando como LImited Licensee é preciso ser aprovado na parte pratica da prova chamada NERB (North Eastern Regional Board) que consiste em atendimento de paciente – Dentistica e Periodontia e trabalho em manequim – Endodontia e Prótese Fixa.

5)    Nos EUA é a Faculdade que escolhe o aluno e não o contrario.

6)    Não existe uma prova universal para ser feita e validar o Diploma automaticamente.

7)    O Advanced Standing Program consiste de 2 a 3 anos – dependendo da instituição de ensino – de duração e ali o candidato ira ter contato com professores e alunos.

8)    O Advanced Standing Program é feito em período integral. Não da pra ter um trabalho paralelo durante a semana. Somente aos finais de semana. Mas quem precisa de descanso, certo?

9)    Existem 3 provas básicas que precisam ser concluídas antes de se aplicar para uma Faculdade que oferece o programa Advanced Standing Program: National Board Dental Examiners parte I e II e a prova de inglês TOEFL.

10) A prova do TOEFL tem validade por 2 anos. Após este período é preciso realiza-la novamente.

11) Existem 65 Universidades Americanas que oferecem o curso de Odontologia.

12) Existem 27 Universidades Americanas que oferecem o curso Advanced Standing Program para Dentistas formados fora dos EUA que desejam validar seus Diplomas nos EUA.

13) O valor médio do Advanced Standing Program varia de 40 a 80 mil dólares por ano, dependendo da Instituição escolhida.

Qualquer duvida de uma olhada nos posts anteriores ou mande um email para drjackcosta@gmail.com

 Um abraço e sucesso sempre!

A ponta do Iceberg

A ponta do Iceberg

A importância de casos bem documentados

A importância de casos bem documentados