IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Advanced Standing Program

Advanced Standing Program

             Infelizmente não sao todos os paises que possuem um acordo entre eles para o exercicio legal de certas profissoes. Li recentemente que um engenheiro portugues precisa que alguem assine pelos seus projetos porque seu diploma nao tem validade legal no Brasil. Entre outras profissões, o Diploma de Odontologia tambem nao possui validade legal entre ambos os paises. Isso é ruim para quem quer trabalhar fora do Brasil ou vice-versa (se bem que o vice-versa não deve ser tao comum assim).

            Este programa é oferecido pelas Escolas de Odontologia nos EUA a fim de habilitar os Dentistas graduados fora dos EUA para exercer sua profissao em terras americanas. É a famosa “validação de diploma” ou outro termo muito comum no Brasil: “equiparacao de cursos”. Cerca de 30 Escolas Norte-Americanas oferecem este curso para Dentistas graduados fora dos EUA. O processo de aceitacao dos alunos varia de escola para escola, mas o formato geral eh muito similar. O que pretendo descrever aqui é esta visão mais ampla do processo. Cabe a cada candidato procurar a Universidade que deseja frequentar e obter as informacoes mais precisas a respeito. É interessante ressaltar que cada Escola varia a quantidade de alunos estrangeiros aceitos em suas turmas. Varia-se de 1 a 80 candidatos aceitos por ano. É uma discrepância muito grande, mas com certeza vale a pena procurar a que melhor se adequa a sua necessidade.

 

            TOEFL

            Nenhum aluno estrangeiro que deseja cursar qualquer coisa aqui nos EUA é aceito sem esta prova de profeciencia em ingles. Nao tem como escapar e nao tem como deixar de lado. Quer estudar nos EUA? Prepare-se para esta prova. Existem cursos especificos no Brasil para preparar para esta prova. Se voce nao se sente confortavel em fazer a inscricao e fazer a prova logo de cara, invista tempo e dinheiro em um bom curso preparatório.

            Minha impressao pessoal sobre esta prova infelizmente nao é das melhores. É uma prova chata e capiciosa. Voce tem o tempo todo da prova cronometrado e nao tem tempo de ficar pensando em respostas aleatorias. É pá, pum. Leu entendeu respondeu. Leu, nao entendeu, danou-se.

Esta prova consiste em Leitura e interpretacao de texto, redacao, e uma parte de prova de compreensao de dialogo. A prova toda tem duracao de aproximadamente 4 horas. Cada escola estipula a pontuacao minima necessaria para que o canditado seja aceito. Como dito anteriormente, invista tempo e dinheiro em um bom curso preparatório.

Você pode procurar literatura a respeito nestes links:

 

NBDE parte I e II

National Board of Dental Examiners parte I e II sao duas provas de conhecimentos gerais e especificos na area de saude e Odontologia. A primeira prova consiste em provas de Anatomia Geral, cabeca e pescoco, Anatomia Dentaria, Oclusao, Bioquimica, Fisiologia, Microbiologia e Farmacologia. Deu para ver que sao as materias basicas dos dois primeiros anos da Faculdade. Os alunos americanos fazem esta primeira parte no final do seu segundo ano de Faculdade.  A segunda parte consiste em provas de Cirurgica, Periodontia, Dentistica, Endodontia, Odontopediatria e Legislacao. A segunda parte envolve as materias clinicas e geralmente nao causam tanto problema para quem ja exerce a profissao por certo tempo. Mas vale o cuidado de se estudar seguindo os parametros norte-americanos. Os procedimentos, apesar de serem os mesmos, podem variar. O material de forramento usado no Brasil pode nao ser o preconizado pelas escolas aqui nos EUA. Procure bons livros preparatorios para poder estudar o obter as informações mais precisas para prova. Procure também os Deck Cards que são uma coletanea de cartoes com a materia a ser estudada. Eles dao uma nocao muito boa sobre o que se eh pedido e uma fonte muito rica de informacoes para estas duas provas.

Um dos grandes problemas na realização destas duas provas antigamente era a competição acirrada que existia entre os alunos. As notas eram sempre motivo de comparação entre os candidatos. Desde 2011 não existe mais nota segregando os concorrentes a uma vaga. Ambas as provas seguem agora o padrão “aprovado” ou “reprovado”. Isto é um ponto positivo, pois concorrer com os candidatos da Índia chegava a ser quase covardia.

Algumas sugestões de livros para preparação para estas duas provas:

 

Recommendation Letters

Ponto importante dentro do processo de selecao das escolas, aqui no EUA boas cartas de recomendacao abrem muitas portas para escolas e empregos. Logo quando cheguei aqui demorou um pouco para conseguir uma posicao de trabalho porque nao conhecia ninguem por aqui e ninguem me conhecia tambem. Geralmente as Escolas pedem uma carta de recomendacao por parte do diretor da sua Faculdade e Odontologia e outras duas de Dentistas endossando sua habilidade, reputacao e confiabilidade. Se voce conseguir uma carta de algum ex-aluno da escola que voce pretende cursar eh um ponto a mais.

 

Personal Essay

As Escolas pedem para que voce escreva um texto de 1500 palavras explicando porque voce merece ser aceito por ela. Seja conciso e preciso. Nao encha linguica com cursos e atribuicoes sem sentido. Seja direto e especifico enaltecendo qualidades que demonstrem que você irá ser alguém que irá somente somar para aquela instituicao de ensino. Procure modelos de Personal Essays na internet e, por favor: NAO COPIE ESTAS CARTAS. Atencao. Vou repetir: NAO COPIE ESTAS CARTAS!! Pode parecer besteira falar uma coisa destas, mas por comodidade muitas vezes ficamos tentados a usar um ctrl+C e ctrl+V para este tipo de situacao. Nao substime a inteligencia os revisores. Procure alguem que possa fazer a revisao gramatical para voce antes de poder enviar. É primordial e importantíssimo que voce nao pareca um “anarfabeto”.

 

GPA

As Escolas Norte-Americanas se preocupam com o nivel dos alunos que eles terao dentro de suas dependencias. Voce nao precisa ser um aluno nota 10 para ser aceito, mas tambem nao vao considerar muito de perto aquele aluno que soh estudou para passar. Quando da aplicacao para as escolas voce podera enviar uma copia das suas notas durante o curso (devidamente traduzida para o ingles) para poder saber o seu GPA. GPA é a forma com que eles medem as notas dos alunos aqui nos EUA. Vai de 0 a 4. você irá enviar suas notas para este local pelo correio e recebera por parte deles a sua pontuacao dentro do GPA. Pessoalmente eu diria para voce nao se preocupar muito com este quesito. Lembre-se que valera muito mais pontos boas cartas de recomendacao e um Personal Essay que demonstre que voce é muito mais que um numero de 0 a 4.

 

Visto

            Eu nao posso dar mais informacoes a este respeito no momento por estar muito desatualizado sobre o assunto. Se voce nao tem vistode pernanencia, green card ou outra modalidade similar, lembre-se que voce precisara de um visto para poder permanecer dentro dos EUA. E isto traz um assunto importantissimo: Visto de estudante demonstra que voce está naquele país para estudar. Estudante estuda, nao trabalha. Nao trabalhar denota que voce tera que dispor de recursos para poder se manter. Existem modalidades de credito educativo que auxiliam na manutencao dos alunos. Voce vivera com o dinheiro contado. Vez ou outra voce podera trabalhar recebendo “under the table”, ou seja, sem vinculo empregaticio. Alguns alunos conseguem trabalho em cantinas, bares e restaurantes. Mas lembre-se muito bem disto: Estudante estuda, nao trabalha. Seu unico trabalho sera conseguir concluir sua validacao do diploma. Posteriormente outras portas com certeza se abrirao para voce e um green card pode muito bem-estar a sua vista. Se voce ja tem o green card... good for you! Mande brasa no preenchimento do formulario e boa sorte.

           

Qualquer duvida sinta-se a vontade de perguntar. Suas duvidas somente somam para a melhora deste blog. Eu nao posso me responsabilizar se caso as informacoes nao estao mais precisas. Os requerimentos mudam de tempos em tempos. Este é somente um resumo e um rascunho inicial para que voce tenha uma ideia do que encontrará pela frente.

 

            Sucesso sempre e um abraco!

Dental Assistant na Califórnia - Requisitos

Dental Assistant na Califórnia - Requisitos

Minha história – Stéfano Lima

Minha história – Stéfano Lima