IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

O Que é Preciso Para Trabalhar em um Community Health Center

O Que é Preciso Para Trabalhar em um Community Health Center

            No final dos anos 80 Hollywood nos trouxe o terceiro filme da franquia “Indiana Jones”. “A Última Cruzada” foi um dos grandes lançamentos do verão norte-americano de 1989. No inicio do filme vemos o herói do filme no seu ambiente profissional. À frente de uma sala de aula ele faz a descrição do trabalho de um arqueólogo contando o processo de busca e pesquisa. Ele termina dizendo que o “X” nunca marca o local correto.

            Logo mais adiante no filme, agora em Veneza, ele está em uma biblioteca e observa que o local correto onde ele deve continuar sua jornada está exatamente sendo marcada por um “X”, no caso, o algarismo romano.

            Todo esse preambulo para sugerir uma coisa muito importante para quem deseja exercer a Odontologia nos EUA. Seja em um Community Health Center ou na prática privada – após o processo de validação do Diploma – o que todos nós devemos ter em mente é a correta motivação do trabalho que iremos exercer.

            Muitos pensam em deixar o Brasil para exercer a Odontologia nos EUA como a realização de um sonho de vida. Trabalhar onde existe reconhecimento profissional e social, retorno financeiro, segurança e qualidade de vida. Para que tudo isso aconteça é preciso encontrar dentro de cada um de nós a real motivação.

            Certo tempo atrás, recebi um e-mail de um Dentista recém-formado que a principio se mostrava muito motivado. Escrevia bem contando sua trajetória antes e durante os dias dentro da Faculdade. Parecia ter tudo muito bem planejado até que chegou o momento onde ele disse que se ele não viesse para os EUA ele nunca ficaria rico.

            Eu parei... pensei... e vi que o que estava motivando aquele recém-formado era alguma coisa completamente fora do que a profissão em si se propõe. Qualquer pessoa que se dedica exclusivamente à área de saúde deve mirar como alvo principal o bem-estar das pessoas. A dedicação de 4 ou 5 anos de estudos não deve ser focada exclusivamente no sucesso financeiro que esta profissão tem ou pode oferecer. Para tal, existem outras áreas de trabalho que podem trazer esse sucesso financeiro muito mais rapidamente. Uma coisa que eu posso falar a respeito desse assunto aconteceu ao final do meu primeiro dia de trabalho como Dentista aqui nos EUA.

            Meu primeiro dia de trabalho foi numa quinta-feira. Tudo correu bem. Pela primeira vez na minha vida eu trabalhei com uma Assistente que sabia muito bem sobre o trabalho. Antecipou cada movimento meu. Ajudou-me muito na comunicação com os pacientes e me mostrou diferentes materiais com os quais eu poderia trabalhar. Foi um dia produtivo e muito realizador. Ao final do dia o Diretor Clinico e o Diretor Executivo pararam na frente da porta do consultorio onde eu trabalhei e me perguntaram como o dia tinha sido. Eu literalmente não tinha palavras para dizer como eu estava feliz e me sentindo realizado. Mas o que saiu foi que eu estava feliz por estar ali e que eu estava ali para ajudar e para servir.

            Servir.

            Servir.

            Serviço, auxilio, serventia, préstimo.

            Eu acho que o que deve orientar a vida de quem se dedica a pratica do cuidado da saúde é a ideia de servir àqueles que nos procuram. Pode parecer um pouco demais, mas isso funciona muito bem para mim. Se eu estou ali como Dentista e as pessoas me procuram precisando de ajuda o que eu devo fazer e me focar é sobre o que aquela pessoa está precisando. Não enxergar na minha frente um cifrão e pensar no quanto ela vai me pagar. Acho que esse foi o motivo porque eu mesmo nunca me dei bem na prática em consultório particular no Brasil. Mas isso é motivo para outro post.

            Motive-se da maneira correta para buscar seu lugar ao sol dentro da Odontologia nos EUA. Tenha em mente que a sua vida e trabalho poderão mudar de maneira radical a vida de quem você tocar.

            Um abraço e sucesso sempre!

Estados que Oferecem Limited License para Dentistas Formados Fora dos EUA

Estados que Oferecem Limited License para Dentistas Formados Fora dos EUA

Hábitos e Costumes

Hábitos e Costumes