IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Acabei a Faculdade. E agora?   

Acabei a Faculdade. E agora?  

             Lembro-me durante meu terceiro ano da Faculdade pensar alguma coisa como: “Odontologia: reze para entrar e pague para sair”. Não eram dias fáceis aqueles de 1996. Uma enxurrada de informação que começara dois anos antes e que estava culminando em dias de stress e preocupações. 1997 não ficou muito atrás não... quando me lembro da minha ultima prova de Odontopediatria e ver meu nome aprovado finalmente depois de quatro anos, não tinha como ficar calado. Sentei em uma cadeira do Diretório Acadêmico e chorei.

            Mas aquelas eram lagrimas de alegria... é diferente quando a gente passa por momentos de dificuldade e não consegue ver um final para as coisas que estão – ou não – acontecendo. As circunstancias acabam nos envolvendo de uma tal forma que não conseguimos sair daquele momento e procurar enxergar as coisas de um outro ângulo. Ter uma outra perspectiva.

            Ontem eu estava conversando pelo telefone com um colega de São Paulo. Ele estava falando da concorrência desleal que a Odontologia vem tendo atualmente. Se piorou de 10 anos pra ca, então a coisa esta realmente feia. Foi engraçado o termo que ele disse tentando mostrar as coisas como estão: “Hoje não tem mais um dentista em cada esquina” – disse ele. “É um em cada padaria. “ Disse que o curso hoje em dia consiste em 4 anos feitos em meio período a um custo de aproximadamente 1000 reais.

            OK. Tudo bem. Pode não ter muito sentido, mas da para entender a ideia. O numero de faculdades de Odontologia no Brasil sofreu uma expansão sem tamanho. O Estado de São Paulo sozinho tem 47 Faculdades. Nos Estados Unidos inteiro – com uma população de quase 100 milhões de pessoas a mais que o Brasil - tem 65.

            Muitas pessoas que entrem em contato comigo através deste canal reclamam que estudar aqui nos Estados Unidos é muito caro. Um pouco mais especificamente falando, refiro-me ao programa de validação do Diploma de Odontologia – Advanced Standing Program. Dependendo de onde a pessoa ira fazer este programa, ela pode ter que pagar cerca de 200 mil dólares por 2 anos. “Eu não tenho este dinheiro! “eles dizem. Ei! Você ai... NINGUEM tem este dinheiro! As pessoas estudam por aqui usando financiamento do governo ou financiamento particular, que pode ser pago em até 30 anos. Pouquíssimas pessoas podem dizer que dispõe de 60 mil dólares por ano para pagar a Faculdade. Uma breve comparação que fiz do meu custo no final dos anos 90 ficou mais ou menos assim: vamos pensar em dinheiro. O valor financeiro. Deixe o valor do Dólar e Real de lado. Estamos falando de quantidade de dinheiro. Os quatro anos do meu curso saíram mais em conta do que um ano a ser pago na Universidade de Boston – Boston University.

            Não vou entrar nas questões politicas que envolvem o ensino acadêmico em cada pais, mas da para se ter uma ideia de que nos Estados Unidos a profissão é extremamente valorizada. Não tem como não ser! E outra: a população reconhece isto. Eles sabem que quando a pessoa carrega o titulo DDS ou DMD ao final do seu nome, aquela pessoa é diferente.

            Se você está prestes a terminar seu curso de Odontologia e tem o sonho de exercer a profissão nos Estados Unidos, meu conselho é: Continue estudando! Estes foram os primeiros quatro anos da sua vida que foram investidos em algo que pode se tornar muito maior! Os grandes desafios – e conquistas – ainda estão para chegar. Mudança de País, TOEFL, PASS, CAAPID, Dentpin, NBDE parte I, II, ECE, NERB, WREB, WES, affidavit, Visto de Estudante, Financial Aid, Social Security Number, ASDA, ADA... são todos termos e siglas que farão parte da sua vida. E quer saber? Valerá muito a pena cada minuto dedicado, cada lagrima derramada, cada centavo investido.

            Levante a cabeça e siga em frente!

            Move forward. Always!

            Um abraço e sucesso sempre!

Hábitos e Costumes

Hábitos e Costumes

A importância de casos bem documentados

A importância de casos bem documentados