IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Valeu a Pena!

Valeu a Pena!

            Já há 10 anos venho dedicando um pouco do meu tempo para atualizar e postar sempre alguma coisa interessante neste blog. Sei que já alcancei muita gente e o grande mistério de como validar o Diploma de Odontologia nos Estados Unidos pouco a pouco vai sendo desmistificado. Literalmente, porque até então, quem dizia que sabia não tinha ideia do que era necessário, poucos ou quase nenhum residente do Brasil tinha ouvido falar das provas do National Board Dental Examiners, que esta prova tem duas partes, os valores e conteúdo de cada uma delas, que a prova do TOEFL tem validade de 2 anos, o que era DENTPIN, Commission of Dental Accreditation, AEGD, GPR e tantas outras coisas enunciadas, descritas e explicadas no blog Dentista Brasileiro nos EUA.

            A minha intenção inicial foi de mostrar que o caminho existia. Nunca disse ser fácil. Nunca falei que somente com a realização de uma prova era possível conseguir trabalhar como Dentista nos EUA. Muito pelo contrário. Falei sobre uma Endodontista que veio conhecer o Community Health Center onde trabalho e disse que era o sonho dela trabalhar aqui nos EUA. Perguntou um monte de coisa e eu respondi tudo pacientemente. Até que no final, ela disse que não falava um “a” em inglês. Sabe aquela vontade de falar uma barbaridade para a pessoa e toda aquela educação dada pela sua mãe e seu pai ficam querendo empurrar todos aqueles impropérios para fora da sua boca, mas o bom senso não deixa?

            Muito bem. Hoje eu recebi uma mensagem que me deixou muito feliz. Um leitor do blog terminou seu programa de AEGD semana passada e em breve irá obter sua licença para poder exercer a Odontologia no Estado de Nova Iorque. Um dos mais difíceis para um Dentista graduado fora dos EUA conseguir validar o Diploma.

            Eu fiquei particularmente feliz com este caso, porque ele me disse – logo quando foi aceito pelo programa – que os posts e mensagens colocadas no blog deram o impulso necessário para que ele deixasse o Brasil e procurasse melhorar sua vida vindo para os EUA. Não o conheço pessoalmente, ainda, mas quero muito um dia poder conhece-lo e apertar a mão de alguém que deixou família, conforto e segurança para buscar alguma coisa melhor.

            Não existe segredo. Literalmente, está tudo disponibilizado para quem quiser saber o caminho. Segredo era considerado antigamente. 25 anos atrás toda essa informação que está contida neste blog era um mistério se precedentes. A possibilidade para Dentistas graduados fora dos EUA validarem seus Diplomas sempre existiu. O que existia na época era um emaranhado de informações mal explicadas e muita, mas muita suposição e achismo.

            Em breve eu vou contar aqui a historia deste leitor. Alias... ele irá contar a sua história. A mim, ficará a honra e privilégio de repassar para quem nos segue.

            Não desista!

            Se o seu sonho é exercer a Odontologia nos EUA, o caminho existe. Levante a cabeça e siga em frente. Sempre!

            Um abraço e sucesso sempre!

Minha história – Stéfano Lima

Minha história – Stéfano Lima

Sorte ou esforço

Sorte ou esforço