IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Plano de Estudos – NBDE parte I

Plano de Estudos – NBDE parte I

            De muitos e-mails que recebo perguntando sobre o processo de validação do Diploma de Odontologia nos EUA um assunto que não é muito abordado por quem entra em contato comigo é sobre o plano de estudos para a realização desta prova.

            Veja bem: Eu não posso servir de exemplo para ninguém neste aspecto, porque eu fiz esta prova duas vezes e nas duas vezes que fiz eu não consegui aprovação. Se você quiser para a leitura aqui eu vou entender perfeitamente. Afinal de contas, o que eu posso falar sobre um assunto que eu não domino? Faça o que eu falo e não faça o que eu faço. Totalmente justo. A gente se vê na próxima postagem.

            Se você quiser continuar a leitura, vamos a um plano de estudo para essa primeira parte do National Board Dental Examiners.

            Ainda que muita gente ainda não creia que essas duas provas – NBDE parte I e II – são necessárias para qualquer projeto dentro do exercício em prática privada dentro da Odontologia nos EUA, eu sempre insisto em afirmar a importância desta prova. Para quem está concluindo os anos de Faculdade, talvez seja mais fácil se preparar para essa prova. Matérias básicas ficam mais difíceis de serem lembradas para quem exerce a profissão há muito tempo. Nada impossível, mas é sempre um pouco mais complicado lembrar de qual é a enzima que aciona o mecanismo do Ciclo de Krebs... ou coisa similar.

            De qualquer forma hoje em dia a competição que existia antigamente com as notas emitidas não existe mais. Notas competitivas há cerca de 8 ou 9 anos eram notas em torno de 95, 98... a nota mínima de corte – 75 – era praticamente descartada nos processos seletivos. Quando esta forma de avaliação foi retirada e os candidatos receberam simplesmente a resposta Pass ou Fail, tudo ficou mais justo. Se passou, passou não interessa a nota. Se não passou, recebe-se a nota obtida, o numero de questões corretas e a media geral obtida naquele período em que a prova foi feita.

            Mas vamos lá então.

            Para você se preparar para esta prova, eu sugiro pelo menos de 3 a 6 meses de estudo. Sob as condições de que o idioma não seja problema. Se você sabe pouco Inglês, ainda assim da para tentar, por que os termos são muito semelhantes. Se você não sabe nada de Inglês procure aprender.

            A primeira parte do NBDE consiste nas seguintes matérias: Fisiologia/Bioquímica (100 questões) Anatomia Geral (100 questões), Anatomia Odontológica/Oclusão (100 questões), , Microbiologia e Patologia ( 100 questões).

            A primeira coisa que eu sugiro é que a pessoa separe pelo menos 4 horas por dia para estudar. A prova toda leva 8 horas, mas ninguém consegue conciliar 8 horas de estudo por dia mais trabalho, família, lazer e sanidade mental. Não dá. Ou quem consegue fazer isso não deve ter a sanidade mental em muito boa condição.

            Como a prova consiste em 400 questões subdividadas nos tópicos acima, uma coisa possível de se fazer é dedicar uma hora para cada um dos assuntos. Fazendo isso é possível separar os assuntos a serem vistos e facilita na hora de colocar a cabeça em ordem.

            Procure obter provas já realizadas e estude através destas questões. Os Dental Decks são uma forma muito interessante e eficaz para se conseguir separar as matérias e conseguir colocar a cabeça em ordem.

            Procure obter as provas (clique aqui) e separe um dia inteiro para a realização das 400 questões. Separe seu horário da seguinte forma:

            3h30 min para resolver 200 questões. Tire 15 minutos após a conclusão das primeiras 100 questões.

            30 min – descanso

            3h30 min para resolver 200 questões. Tire 15 minutos após a conclusão de outras 100 questões.

            Este é o tempo delegado para a realização da prova. Após a conclusão das 400 questões faça a correção e procure concentrar seus estudos nas áreas onde você mais falhou.

            Procure manter uma agenda de estudo consistente. Procure não se distrair durante seu tempo de estudo e tenha tudo anotado conforme suas duvidas vão aparecendo. Hoje em dia com o advento da internet ficou bem mais fácil conseguir respostas para muitas das questões elaboradas. Procure participar de grupos de estudo que existem no Facebook e procure ter em mãos aplicativos para smartphones que disponibilizam questões para te ajudar na preparação.

            Como disse antes cada um tem o seu ritmo de estudo. Aqui no blog nós disponibilizamos uma Apostila com o passo a passo necessário para poder se preparar para o processo de validação do Diploma. Acesse a Apostila aqui. Qualquer duvida entre em contato.

            Um abraço e sucesso sempre!

Uma nova experiência

Uma nova experiência

Perguntas - NBDE parte I e II

Perguntas - NBDE parte I e II