IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Planos

Planos

             Planos futuros e projetos alternativos de vida podem fazer a diferença na nossa vida quando desejamos seguir um caminho com uma longa jornada. O objetivo é um só. No nosso caso estamos falando sobre a possibilidade de se tornar um Dentista nos Estados Unidos.        Algumas possibilidades existem:

            Você pode fazer o High School aqui nos EUA, ingressar no College e cursar 4 anos em uma das áreas de saúde ou biologia, fazer a aplicação para alguma Universidade que ofereça o curso de Odontologia, estudar por mais 4 anos, fazer um programa de Residência em Clinica Geral ou dentro das áreas de Especialização – conta-se aí mais 2 ou 3 anos – e a partir daí começar a trabalhar como Dentista nos EUA.

            A outra possibilidade é terminar o ensino médio no Brasil, prestar vestibular, entrar em uma Universidade que tenha o curso de Odontologia, estudar por 4 anos e se formar. Uma vez de posse do Diploma, estudar todo o conteúdo novamente do primeiro e segundo ano da Faculdade, prestar a prova do NBDE parte I, ser aprovado, estudar todo o conteúdo do terceiro e quarto ano da Faculdade, prestar a prova NBDE parte II, ser aprovado e conseguir uma nova 100 ou maior na prova de Inglês chamada TOEFL – Test of English as a Foreign Language. Uma vez de posse de todo esta documentação, preencher os requisitos exigidos pelas Universidades que dispõe do Advanced Standing Program, aplicar para uma ou mais Universidades, aguardar ser chamado para uma entrevista e aguardar o resultado. Se for chamado, mudar de vez para os EUA e dedicar-se novamente a período integral de estudo e dali 2 ou 3 anos graduar-se novamente em Odontologia. Mas desta vez nos EUA.

            Muitas pessoas desejam sair do Brasil por inúmeras razões: Segurança, qualidade de vida, reconhecimento profissional, competitividade, sonho de vida. Independentemente de qual motivo, a pessoa terá que abdicar de algumas coisas da sua vida para poder conseguir alcançar o seu objetivo.

            Eu acho muito interessante e admirável as pessoas que tem a habilidade e a capacidade de planejar o futuro e saber exatamente o momento certo de mudar o rumo da sua vida. Tenho um amigo que é médico no interior do Brasil. Tive o privilegio e a oportunidade de estar com ele no ano passado. Conheci sua família, amigos e pude ver um pouco do seu trabalho. Sua esposa me disse que ele tem a vida deles planejada já para daqui a 20 anos.

            A sua decisão de mudar do Brasil para seguir a carreira profissional dentro da Odontologia nos EUA deve ser pautada por um planejamento muito bem elaborado e preparado. Objetivos tangíveis, dentro de um período possível de ser alcançado. Um exemplo: Planejar-se para o estudo para a prova do NBDE parte I. Não dá para se preparar para esta prova com 1 mês de antecedência. Tudo bem que você pode até encontrar pessoas que dizem conseguir em até menos tempo, mas eles são exceções. Lembre-se que a maioria de nós mortais devemos viver uma vida plena e satisfatória paralelamente aos estudos. Se a pessoa dispõe de todo o tempo necessário para o estudo, tudo bem. Mas para quem trabalha e tem família para sustentar é preciso planejar. Pelo menos 3 horas de estudo por dia para cobrir todo o conteúdo em Inglês de 4 áreas das ciências básicas da Odontologia: Microbiologia, Patologia, Bioquímica e Anatomia (geral e odontológica).  

            Uma vez aprovado, é preciso continuar os estudos porque o próximo passo são as matérias clinicas. Outras 3 ou 4 horas diárias de estudo para cobrir toda informação pertinente à atividade clinica. Lembre-se que ainda que sejamos todos humanos, portadores das mesmas características físico-químicas, os procedimentos clínicos ensinados dentro da sala de aula pode variar e variam. O material preconizado e usado no Brasil pode ser diferente do preconizado e usado nos EUA. Lembre-se que você irá fazer uma prova de conhecimento específico dentro de um país diferente do de onde você veio.

            Planeje seus passos de maneira responsável e tenha sempre em mente que nenhuma vitória acontece por acaso. A sua vitória é o reflexo do seu empenho e dedicação para aquele objetivo.

            Um abraço e sucesso sempre!

Quanto custa o processo de Aplicação?

Quanto custa o processo de Aplicação?

Vamos falar sobre dinheiro – parte 2

Vamos falar sobre dinheiro – parte 2