IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Vamos falar sobre dinheiro – parte 2

Vamos falar sobre dinheiro – parte 2

           Ah... dinheiro... quem não gosta? A conta do banco recheada, investimentos, poder social, reconhecimento, festas, roupas, e nenhuma preocupação... poder, riqueza e... e... o que mais?... Vale tudo isso mesmo? É mesmo tão importante assim?

            Sim. Mas como um conhecido meu disse, o importante é saber usar o dinheiro... dos outros.

            Dos vários e-mails que eu recebo semanalmente me perguntando sobre o caminho a seguir para validar o Diploma de Odontologia nos EUA, e sobre provas e o curso para validação e tudo mais todos – TODOS – colocam como empecilho a questão financeira. Dizem que não tem dinheiro para pagar, é tudo muito caro, 300 a 500 mil dólares em dois anos demora muito pra juntar... e isso tudo é verdade.

            O segredo para tal, é buscar dinheiro de quem tem. Se você não tem, pega de quem tem. Claro que você irá ter que pagar, mas não pode dizer que é impossível realizar o sonho de uma vida por causa da falta de dinheiro.

            Desde 2014 venho trabalhando com Residentes de um programa da NYU – Advanced Education in General Dentistry (AEGD) – onde os Residentes ficam conosco por 1 ou 2 anos tendo contato com todo o tipo de procedimento clinico. Este programa não requer que o Residente pague pelos estudos. Eles, na verdade, recebem um “salário”, e salário entre aspas por que é mais uma ajuda de custo. Agora... ouça esta: Se o Residente não é formado em uma Universidade Americana ele recebe metade do que um Residente formado nos EUA receberia. Conversando com um dos nossos Residentes deste ano, ele disse que por ter graduado na Republica Dominicana ele recebe em torno de 25 mil dólares por ano. Segundo ele, mal da para pagar o aluguel da casa onde ele mora.

            Se por um lado não ter dinheiro para pagar pelo Advanced Standing Program pode parecer problema, receber pouco mais de 2000 dólares por mês também não parece muito atraente.

            Lembre-se que para o programa Advanced Standing Program é possível fazer empréstimos com instituições financeiras que se dedicam a este fim. Não precisar pagar para fazer um programa de Residência também é bastante atraente, mas é importante lembrar que se você tiver família para sustentar, seu planejamento deve ser muito bem alinhado com os anos que virão.

            Resumo de tudo? Não use a falta de dinheiro para dizer que não é possível validar seu Diploma nos Estados Unidos. Quase nenhum aluno de Odontologia nos EUA dispõe de todo o dinheiro necessário para pagar pelo curso. Um ou outro tem pai e mãe que podem fazê-lo, mas eles não são a maioria. E os Dentistas graduados nos EUA ainda tem uma divida de outros 4 anos do College que eles impreterivelmente tiveram que fazer antes de ingressarem na Odontologia.

            Então, levante a cabeça e não desista. Procure um Advogado Especializado em Imigração e mergulhe de cabeça nos Estudos para as provas do NBDE parte I e II. Lembre-se, também, que esta prova irá evoluir para o INBDE – Integrated National Board Dental Examiners. Veja mais detalhes aqui.

            Um abraço e sucesso sempre!

           

Planos

Planos

E ainda não acabou...

E ainda não acabou...