IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Sorte ou esforço

Sorte ou esforço

            Você conhece alguém – ou já estudou com alguém – que nunca levava nada para a escola? Pegava uma folha de papel emprestada, tirava do bolso uma caneta Bic sem a tampa, fazia umas anotações, rabiscos e fazia uns poucos comentários durante a aula? Você olhava para ele, pensava que ele estava em outro planeta olhando para o nada e no dia da prova... tirava 10,0!!

            Durante meus dias no antigo Colegial, eu tive um colega assim. Mas, mais louco que a descrição acima, era ver ele fazendo prova de Física – com cálculos, desenho de vetores e a impossibilidade de errar, fazendo a prova toda a caneta. E se ele errasse? Não tinha como corrigir. Mas esse era o problema. Quase nunca ele errava. Quando fazia, rabiscava tudo refazia os cálculos e acertava tudo. Esse era daqueles que chegava por ultimo na aula, cabelo desengonçado, cara de sono e sentado no fundo da sala de aula. Se eu não me sentasse na área da metade da classe para frente eu não achava que conseguiria aprender nada. Tinha um caderno para cada matéria, achava que prestava atenção em tudo, fazia perguntas e no dia da prova, se eu conseguisse um 7,5 dava cambalhota para trás!

            O mundo é injusto?

            A vida é injusta?

            Não sei dizer. Eu nunca vou saber.

            Eu aprendi que não existe sorte. Existe esforço. O que meu colega dispunha na época, era uma qualidade que poucos têm. Ele era capaz de absorver as informações durante a aula, processar tudo dentro da cabeça e ser capaz de aplicar precisamente no momento da prova. Uns dispõe desta capacidade de concentração sobre humana. Outros têm memoria fotográfica. Outros, ainda, são capazes de interpretar e compreender as nuances dos detalhes que lhes são apresentados.

            O processo de estudo e preparação para as provas do NBDE parte I e II requer daqueles que se preparam para elas, estudo. Tempo dedicado exclusivamente ao aprendizado e memorização de informações que, infelizmente, não serão muito mais utilizadas no restante da vida da pessoa. Mas para se preparar para esta prova não adianta ler e memorizar. Eu creio que a melhor forma de conseguir a aprovação nesta prova é desenvolver a habilidade de administrar seu tempo junto com o conhecimento daquilo que será perguntado.

            Existe uma grande quantidade de material disponível na internet onde é possível conseguir provas já feitas com questões que, invariavelmente, se repetem com o passar dos anos. Outra forma interessante para se preparar para esta prova é através de cartões com perguntas e repostas. Estes cartões – Dental Deck Cards – cobrem todo o conteúdo da prova.

            Independentemente da sua habilidade de reter informação, meu conselho sempre será: Dedique tempo para se preparar para estas provas. Residindo ainda no Brasil, o que você não gostaria que acontecesse seria ter que retornar aos EUA para uma segunda tentativa. O investimento para a prova é grande: viagem, estadia, alimentação... Prepare-se da melhor maneira para que seu investimento valha a pena.

            Mire para o alto e dedique-se integralmente. A aprovação nas provas do NBDE parte I e II dependem exclusivamente de você.

            Um abraço e sucesso sempre!

Valeu a Pena!

Valeu a Pena!

Por onde começar?

Por onde começar?