IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Minha experiência – NBDE parte I

Minha experiência – NBDE parte I

            Minha experiência com o NBDE parte I não foi muito bem-sucedida. A primeira vez que eu fiz esta prova, talvez eu tivesse tido a melhor chance até então. Eu me preparei da forma como eu consegui administrando meu tempo de trabalho com o cuidado com minha família. Na época minha filha estava com pouco menos de 1 ano de idade e eu tinha todo o tempo do mundo para estudar depois que ela dormia. Quanto a isso eu realmente não posso reclamar porque ela sempre foi boa para dormir. Sempre procuramos estabelecer uma rotina com ela e depois que ela embalava no sono eu tinha a chance de estudar sem maiores problemas.

            O problema maior, talvez, tenha sido na época quando eu decidi fazer a prova. Eu selecionei o final do ano para fazer a prova. Poucos dias depois do Natal e alguns dias antes do ano novo. Ainda que a gente tenha a impressão de que esta fosse uma boa época, já que todos estariam de férias, as férias aqui nos EUA que realmente importa é a que acontece no meio do ano quando aqui é verão. Em Dezembro – especialmente na época quando eu escolhi – por haver um recesso dos alunos nas escolas, é quando eles todos decidem fazer a prova. Quando você tem uma quantidade grande de candidatos fazendo a mesma prova, as chances de se haver um aumento na pontuação da prova cresce desenfreadamente e você acaba concorrendo com os alunos que vinham estudando diligentemente por 2 anos, não há 6 meses como eu fiz.

            O resultado não poderia ter sido diferente. Eu não conseguir passar. Na época que fiz a prova, ela ainda ela contada por nota e os alunos internacionais competiam ferozmente entre eles. As notas mais competitivas para ser aceito em programas para validação do Diploma era na casa dos 85 para cima. Qualquer pontuação abaixo desta deixaria suas chances para conseguir uma vaga muito longe do sucesso.

            Mas para conseguir a aprovação era preciso conseguir nota 75. Esse para mim era o meu objetivo porque eu sabia que não poderia concorrer com todos aqueles indianos que se preparam por ate mais tempo para fazer esta prova. Na Índia, além dos alunos fazerem o curso de Odontologia em Inglês, eles fazem os 4 anos do curso pensando em qual Universidade nos EUA eles irão aplicar para conseguir o ingresso no Advanced Standing Program. Então se eu conseguisse a aprovação, talvez eu conseguisse ingressar em algum programa através da minha origem. Já que as Universidades aqui nos EUA buscam diversidade, eu talvez pudesse ter uma chance.

            Eu fiz a prova e algumas semanas depois chegou o resultado. Não passei. Fiz 70 pontos na prova. Por 5 pontos eu não consegui. Fique mal, não vou negar. Mas pensando com mais frieza depois de um certo tempo, eu percebi que tinha gente em condições piores que a minha. Soube de uma candidata que não conseguira a aprovação por um misero ponto. 74 foi a nota que ela recebeu.

            Sei que eu demorei muito para tentar a segunda vez. Hoje, já com a minha mente mais centrada, eu quero ser aprovado neste teste para realmente poder dizer que eu fiz e fui aprovado. É possível – isso eu sei que é – mas eu poderei dizer que eu fui lá e fiz. O resultado ainda não saiu. Não sei ainda quando vai sair e para ser bem sincero, eu não sei se eu consegui de novo. Uma terceira ou quarta vez podem ser necessárias. O negocio agora é esperar.

            Um abraço e sucesso sempre.

                        As nossas responsabilidades

                        As nossas responsabilidades

Quanto custa o processo de Aplicação?

Quanto custa o processo de Aplicação?