IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Vamos falar sobre dinheiro

Vamos falar sobre dinheiro

            Quanto custa para validar o Diploma de Odontologia nos EUA? Total geral? Difícil dizer. É fácil uma calculo aproximado. Para arredondar por baixo uns duzentos mil dólares.

            A minha pergunta sobre este assunto é:

            - Quem tem este dinheiro? Quem tem esta quantidade exorbitante de dinheiro?

            Ainda que a gente queira apontar para o fato de estarmos falando de alunos que se prepararam uma vida inteira para estarem onde estão, é praticamente impossível dizer que, seja lá quem estiver cursando Odontologia nos EUA, tenha esta quantia exorbitante de dinheiro. Agora... se serve alguma coisa de consolo, os alunos de Odontologia Americanos eles somam um debito maior ainda do que qualquer aluno Brasileiro teria, porque eles carregam com eles para a Faculdade de Odontologia quatro anos de College muito bem pagos. No pior das hipóteses um aluno recém-formado em Odontologia deixa a Escola com uma divida em torno de 400 ou as vezes 500 mil dólares.

            Mas vamos lá... e como faz para pagar?

            Mais e mais a divida de alunos de curso superior nos EUA vem aumentando. O Governo Federal promove um aporte enorme de dinheiro para as Universidades e os alunos, depois de concluírem seus cursos, responsabilizam-se pelo pagamento. Em linhas gerais é mais ou menos assim que funciona. Um Prouni, alguns podem me perguntar. Eu não sei. Eu não conheço o processo ou os requisitos do Prouni para poder fazer uma comparação. O que dá para dizer é que o dinheiro existe. Seja através do Governo Federal – Americano – ou através de linhas de financiamento particulares, eu nunca ouvi falar de alguém que não tenha feito Faculdade de Odontologia por conta de falta de dinheiro. Pode até ser que eles existam – o que eu creio – mas nunca me chegou aos ouvidos um caso como esse.

            O que eu achei interessante aprendendo sobre este processo financeiro para cursar Odontologia nos EUA, é que não existem mensalidades como estamos acostumados no Brasil. Aqui, a Faculdade recebe o dinheiro diretamente do banco em conta apontada pelo aluno. Outra coisa que eu aprendi é que o dinheiro que se empresta para fazer a Faculdade inclui também o sustento do aluno. Faz-se uma media de gasto de aluguel e alimentação e este dinheiro é incluído no montante geral. Por isso que, por vezes, o valor acaba saindo mais do que se publica. Agora... é um exercício financeiro sem precedentes, porque, como disse antes, o dinheiro sai do banco ou instituição financeira que se fez o empréstimo e vai diretamente para a Faculdade. O dinheiro destinado para o aluno, então, é repassado. E é repassado integralmente. Fica diretamente na responsabilidade do aluno cuidar e administrar o recurso financeiro que é enviado para ele.

            Independentemente de quanto custa o processo de validação do Diploma de Odontologia nos EUA, uma coisa que eu sempre falo é: não deixe de buscar este objetivo por conta de falta de dinheiro. Esse é um mal comum em todo o mundo. Ainda que na minha opinião o dinheiro investido seja exorbitante, a recompensa profissional futura é bem satisfatória.

            Não desista. Estude, planeje-se e busque seu objetivo.

            Um abraço e sucesso sempre.

E ainda não acabou...

E ainda não acabou...

Por onde começar?

Por onde começar?