IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Pimenta nos olhos dos outros

Pimenta nos olhos dos outros

             Quando eu estava no Colegial eu tive um professor de literatura muito bom. Dujô era o nome dele. Ele sabia como conduzir a aula, cativava os alunos e conhecia bastante sobre o assunto. Em uma de suas aulas ele falou sobre figuras de linguagem. Formas e modos de se fazer a comunicação com o sentido figurado. Hipérbole: “Estou esperando há mil anos”... coisas assim. Uma destas figuras de lingual é o eufemismo que joga um açúcar sobre aquela mensagem azeda.

            Ao contrario do sarcasmo o eufemismo vai querer te dar uma noticia ruim com um tom mais suave. Hoje em dia tem que se tomar um cuidado danado com isso. Todo mundo se ofende muito facilmente. Se for falar alguma coisa tem que falar mas com o discurso de desculpa pronto na gaveta no caso de alguém reclamar.

            Hoje eu não vou usar eufemismo. Hoje eu quero ser direto.

            A prova do NBDE parte I NÃO É FACIL!!

            Tudo bem! Quem é que não sabia isso?

            Pra começar, aquele professor idiota que me falou um dia que era impossível – IMPOSSIVEL – trabalhar como Dentista nos EUA. Ele não sabia e hoje também não deve saber. Outra pessoa? Aquele seu “amigo” ou “amiga” que fala pra você que é impossível fazer a validação do seu Diploma de Odontologia nos EUA. Esse pessoal todo, além de não saber que a prova é difícil, também não sabem absolutamente NADA do que acontece aqui nos EUA. Eles fazem da ignorância deles a sua verdade absoluta e transformam sua própria incapacidade de realizar o que querem em combustível para trazer mais gente para o fundo da sua própria ignorância. Afinal de contas, o que é ser um ignorante solitário quando você pode colocar um punhado de gente junto com você?

            Eu já falei aqui sobre a prova, 400 questões, oito horas e meia de prova, um dia todo dedicado para esta prova, uma grana enorme para inscrição, viagem, horas e horas de estudo, memorização de nervos, produtos químicos e bioquímicos, descrição detalhada da anatomia dos dentes e seus contatos oclusais....

            Não existe segredo para estudar. Ou você se dedica para relembrar e aprender o que é necessário ou a coisa não sai do lugar. Cada um tem sua dinâmica de estudo e a forma mais eficiente para fazê-lo. Uns precisam ler, outro fazem resumo, outros podem somente dar uma lida de 5 minutos antes da prova.... eu tenho que andar o caminho mais longo deste processo. Tem que ser todo o dia, e ler, reler, e ler e reler... a hora que eu começo a fazer as conexões entre os assuntos e eu chego naquele patamar onde tudo faz sentido, já foram umas 4 provas feitas...

            O que eu quero dizer aqui é que se você tem o desejo de imigrar para os EUA e trabalhar como Dentista assim como trabalha-se no Brasil você vai precisar estudar. E muito! Não é simplesmente uma prova que vai te abrir os caminhos aqui nos EUA. Estamos falando de pelo menos duas provas (três se você quiser tirar tudo do caminho no futuro) – NBDE parte I e TOEFL para que você se torne ELEGIVEL para poder APLICAR para uma Universidade para saber se ela vai QUERER chamar você para uma ENTREVISTA e saber o PORQUE você deve ser aceito como aluno por la.

            O primeiro passo é ser aprovado no NBDE parte I. O TOEFL é diferente... não é prova para passar. TOEFL é prova pra marcar a maior pontuação possível (de 0 a 120). O NBDE é passar ou não passar (Pass/ Fail).

            Minha sugestão é que você estabeleça um plano de estudo bem elaborado e siga este plano de maneira integral. Planeje-se para seu futuro e não olhe para tras.

            Um grande abraço e sucesso sempre!

Preparação para Entrevista de Emprego

Preparação para Entrevista de Emprego

Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial