IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

O que acontece no dia da Entrevista?

O que acontece no dia da Entrevista?

            Um assunto muito importante que geralmente é deixado de lado por quem decide buscar o ingresso dentro de uma Universidade Norte-Americana é a entrevista pela qual todos os candidatos devem passar.

            “Mas entrevista? Isso é realmente necessário?” – Alguns podem se perguntar...

            “Mas no Brasil isso não precisa!”

            Bom... sinto dizer, mas não somente por uma distancia geográfica, os EUA não são o Brasil. HAHA!

            Piadas sem graça a parte, eu queria relembrar aqueles que já acompanham o blog há algum tempo, que nos EUA não é a pessoa que escolhe a Escola que quer frequentar, mas é a Escola que escolhe seus futuros alunos. E, assim como um processo de contratação de emprego, essa entrevista faz-se um importante passo dentro de todo o processo.

            Mas o que acontece nesta entrevista?

            Muito bem... Eu quero primeiramente avisar que eu mesmo nunca passei por um processo de entrevista na busca do ingresso dentro de uma Universidade Americana. Para quem nos segue, vocês sabem que eu não tenho meu Diploma de Odontologia validado. Mas o que eu posso fazer aqui é apresentar o que eu aprendi nestes anos de contato com pessoas que já passaram pelo processo e me contaram – de coração aberto – a experiência porque passaram.

            O candidato é chamado para a entrevista depois que toda a documentação foi devidamente coletada e enviada. (O processo burocrático será abordado em posts futuros).

            O que é importante ter em mente é que a carta convite para a entrevista de maneira nenhuma garante qualquer possibilidade ou segurança de ingresso. O que esta carta quer dizer é que a sua documentação foi recebida, avaliada e eles querem conhecer você. Mas não pense que isso é pouco! Ser chamado para uma entrevista deve ser celebrado – talvez não como a carta dizendo que você foi aceito como aluno(a) – mas é um passo muito importante dentre de todo o processo.

            Nesta carta você encontrara informações sobre o dia da entrevista. Este dia, geralmente, é dedicado integralmente a uma visita nas dependências da Universidade. Você deve chegar no horário onde ali você encontrará ainda outros candidatos que, assim como você, estão buscando o mesmo objetivo. Neste dia, você terá contato com alguns membros docentes e alunos que irão recepcionar os futuros colegas, mostrando o campus, respondendo perguntas e – o mais importante: Estarão fazendo uma avaliação sobre você. “Como assim?”

            Uma das coisas que pesa dentro do currículo acadêmico nos EUA, são as atividades sociais pelo qual os alunos optam a participar ou não. Àqueles que tem uma facilidade na socialização podem participar de grupos que fazem esta inteiração entre professores e alunos, alunos e alunos e futuros alunos. Estes membros discentes irão passar o dia com você e posteriormente terão sua opinião coletada pelos membros que fazem a decisão final para o ingresso do futuro aluno. Minha sugestão? Seja você mesmo(a). Não tente bancar o que você não é. Vá despido da sua máscara e seja original. Isso poderá contar pontos para você.

            Dentro deste dia, finalmente, você ira sentar sozinho ou juntamente com outros candidatos em uma sala onde acontecerá a entrevista propriamente dita. Esta entrevista, então, será sobre seus planos, desejos e objetivos acadêmicos e profissionais. Lembre-se que você será para sempre um representante do nome daquela Universidade. Isso é uma coisa que eles dão um valor muito grande aqui nos EUA, e eles não querem que qualquer um leve o nome da Universidade.

            Minha sugestão sempre, é que você não faça a opção de se inscrever em somente um programa. Abra seu leque de opções o máximo possível. Esteja disposto a ir aonde for chamado(a).

            Um abraço e sucesso sempre!

           

Quem é você?

Quem é você?

O início

O início