IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Uma luz no fim do túnel para pagar o Advanced Standing Program

Uma luz no fim do túnel para pagar o Advanced Standing Program

            Desde que comecei a postar e comentar a respeito da minha vida clinica aqui nos EUA varias pessoas entraram em contato comigo perguntando qual o processo para validar o Diploma de Odontologia aqui. Insisto sempre em dizer que é um processo longo, burocrático e caro. Não posso esconder estes três fatores tão importantes na decisão de qualquer pessoa de deixar sua casa, família e vida pregressa pra embarcar em uma jornada totalmente diferente e desconhecida.

            Um dos fatores que assusta demais os futuros candidatos é o preço a ser pago pelo programa que pode variar entre 2 ou 3 anos, dependendo da instituição de ensino. Este valor pode variar de 100 a 300 mil dólares. O que muitos do Brasil não sabem ou imaginam é que este dinheiro pode ser emprestado através de financiamentos especificamente criados para este fim de estudo. É necessário passar por uma batelada de documentos – green card é um deles – formulários e mais formulários, entrevistas e mais entrevistas até que o dinheiro aparece. Ao contrario do Brasil em instituições particulares, aqui o pagamento do curso de da de uma vez no inicio de cada ano letivo. Voce paga pelo ano todo de estudo. Na verdade não se vê a cor do dinheiro. Sai direto do banco e vai para a Universidade. O que se vê é o dinheiro destinado ao sustento. Baseado em uma estimativa, este empréstimo envolve não somente o custo da Universidade, mas também de aluguel e alimentação. O orçamento é bem apertado, mas ninguém morre de fome.

            Depois de dois anos estudando feito louco, provas do National Board, NERB, WREB vem aquela promoção que ninguém quer ter: deixa-se de ser estudante para tornar-se desempregado. Alguns partem para programas de residência para pegar mais traquejo clinico. Estes programas pagam um salario básico para o residente – isso mesmo... são residentes – que da pra manter a vida de uma maneira bem básica. Novamente, ninguém morre de fome, mas aquela divida contraída no Advanced Standing Program ainda esta la. Planeja-se fazer o pagamento em 30 anos, mas aqueles números vao perseguir sua vida até sabe-se la quando.

            A luz no fim do túnel esta na oportunidade de se ter um tio rico que possa pagar sua conta. Quem não quer ter um tio rico assim? Até eu que sou mais lerdo. Da pra imaginar alguém chegar pra você e dizer: “Não se preocupe. Esta conta é minha”. Este tio esta mais perto do que se imagina. Uma vez aqui nos EUA ele praticamente faz parte do seu dia a dia.

            Tio Sam. Sim! De acordo com algumas pesquisas que tenho feito e as informações parecem ter fundamento, caso você se comprometa a trabalhar com o tio Sam ou para ele, em determinado tempo esta conta pode ser quitada sem que você coloque um tostão do próprio bolso. O caminho? Aqui vai:

            Uma vez concluído o Advanced Standing Program você pode alistar-se no Exercito, Marinha, Aeronautica, Coast Guard ou Marines e trabalhar com eles e para eles por 8 anos. Veja bem, aqui é que estão uma das incertezas nesta informação, porque pelo que pesquisei este numero pode variar de 4 a 8 anos. Estou chutando alto para ter uma certa segurança. Mas... eu acho que é uma alternativa bem interessante, porque durante este tempo de serviço militar o próprio tio Sam vai cuidar da sua vida. Vai dar casa, comida e roupa lavada. Como Dentista? Não se preocupe porque você não vai ser enviado para o campo de batalha. Pode ser enviado para os locais de conflito, mas terá um batalhão para fazer sua proteção. Pra quem curte, acho que pode ser uma experiência interessante. Atente somente para a idade. Qualquer pessoa acima de 36 anos ja é colocado de lado em quaisquer das instituições militares. Agora, se você é recém formado, tem intenção de validar seu Diploma e não se importa com a vida militar, acho que esta é uma oportunidade interessante.

            A outra chance leva um pouco mais de tempo, mas acho que é interessante também. Independentemente de se ter feito o Advanced Standing Program ou o curso regular de 4 anos, o recém formado que conseguir um trabalho em um Community Health Center e trabalhar ali por 10 anos terá sua divida quitada pelo governo. Pelo que me foi passado, a cada ano a pessoa deve preencher um documento assinado pelo Diretor Clinico do Community Health Center que o esta empregando e enviar para o governo. Depois de 10 anos a divida é totalmente quitada. Neste caso não existe a chance de ser enviado para centros de conflito. A diferença é que depois de 10 anos você não estará fazendo o mesmo dinheiro que aqueles colegas que se formaram com você provavelmente estarão fazendo. Mas, se você tem no coração o chamado pelo trabalho em Community Health Centers eu acredito que seja uma alternativa interessante. Além do que, o que se paga nos Community Health Centers da pra se viver bem. Não existe luxo e suntuosidade, mas vive-se tranquilamente.

            Acho que estas informações podem dar um gás um pouco maior pra quem deseja partir para a validação do Diploma aqui nos EUA. Não desista dos seus sonhos. Como dito anteriormente o processo é longo e burocrático, mas o fato de ser caro, agora, pode não ser mais um empecilho.

            Um abraço e sucesso sempre!

 

 

Dentista nos EUA

Dentista nos EUA

O início

O início