IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Fellowship

Fellowship

            No caminho traçado dentro deste blog para dirimir duvidas de colegas Dentistas do Brasil sobre as possibilidades de trabalho e validação do Diploma de Odontologia nos Estados Unidos, eu me deparei com um programa conhecido por muitos mas nunca abordado por aqui. O Fellowship.

            A definição da palavra é algo como uma associação amigável, especialmente com pessoas que compartilham dos mesmos interesses. Como não relacionar esta definição aos colegas Dentistas? Tem gente com mais interesse em comum do que um grupo de Dentistas? Um professor meu dizia que em uma festa onde se reúna diferentes pessoas de diferentes profissões, os Dentistas ficarão sempre calados na roda de conversa. Agora se encontrar um outro Dentista a conversa vara a noite, cada um falando sobre Odontologia. Seja o sucesso ou insucesso do consultório, técnicas usadas, novos equipamentos e material recentemente adquirido. Falou sobre politica, literatura e historia da arte eles se acuam e não falam mais nada.

            Maldade a parte, isso não deixa de ter um pouco de razão... Mas este não é o assunto agora.

            O programa chamado Fellowship oferecido por algumas Universidades Americanas não possibilitam que a pessoa exerça a Odontologia nos EUA ao final do curso. A ideia básica destes programas é oferecer um contato próximo entre o Dentista – Estrangeiro ou não – com pacientes que necessitam de atendimento junto àquela disciplina.

            Vamos dizer que você deseje fazer o Fellowship em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial. Pois bem: Voce terá um ou dois anos de contato direto com os pacientes que irão requerer sua intervenção como Cirurgião(ã). Fará as rotações dentro dos diferentes departamentos do Hospital e ao final do programa terá uma bagagem clinica e teórica que o habilitara a praticar a especialidade com muito mais desenvoltura.

            Funciona como Especialização?

            Não. Não é uma especialização. É um programa de Fellowship. A carga horaria de um curso de Especialização aqui nos EUA é muito maior. Mas isso a gente pode abordar em outra ocasião.

            De qualquer forma, vale a informação, porque para estes programas não são necessárias as provas do NBDE parte I e II. No entanto, é preciso ter o recurso para pagar. Não existe uma tabela de preço para estes programas, pois cada instituição cobra o que lhe achar mais propicio. É necessário entrar em contato com a Universidade desejada e dirimir estas e outras duvidas diretamente com eles.

            Se você deseja um aprofundamento maior dentro de determinada especialidade e acha que o conhecimento que se pode adquirir aqui nos EUA poderá ajudar sua pratica no Brasil, eu creio que o Fellowship é uma boa alternativa. Alem do que, soa muito bem aos ouvidos dos seus pacientes acrescentar um titulo como esse no seu Curriculum Vitae.

            Qualquer duvida, não deixe de entrar em contato. Mande um e-mail e assim poderemos aumentar ainda mais as informações oferecidas no blog.

            Um abraço e sucesso sempre!

 

            

Dentistas graduados fora dos EUA trabalhando como Dental Assistants

Dentistas graduados fora dos EUA trabalhando como Dental Assistants

Limited License. Depois de cinco anos o que fazer?

Limited License. Depois de cinco anos o que fazer?