IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Limited License. Depois de cinco anos o que fazer?

Limited License. Depois de cinco anos o que fazer?

            Massachusetts é um dos Estados mais antigos dos Estados Unidos da America. Literalmente o berço da nação onde os primeiros peregrinos aportaram no século 17. Aqui a nação começou a ser formada. É um Estado muito progressivo. Muita coisa começou aqui. Foi aqui onde foi fundado o primeiro Community Health Center dos EUA. Foi aqui que houve a primeira celebração do Dia de Ação de Graças. Foi aqui onde o primeiro Dentista Estrangeiro obteve a Limited License e pode trabalhar sem que seu Diploma tenha sido validado em uma Faculdade Americana.

            A oportunidade que o Board of Registration de Massachusetts oferece aos Dentistas Estrangeiros é algo sem precedentes aqui nos EUA. Nenhum outro Estado concede esta mesma oportunidade a quem não tem o Diploma validado por uma Faculdade reconhecida pelo CODA. Mas... o ponto a ser notado é que nem tudo é o que parece. Parece que é a solução de todos os problemas. Claro! Conseguir um trabalho como Dentista nos EUA sem que se necessite validar o Diploma é perfeito. Mas nem tudo são flores.

            O Board oferece esta licença por somente 5 anos. Depois deste tempo, o que fazer?

            Eu acredito que o Board tenha criado estes 5 anos para que o Dentista Estrangeiro pudesse ter uma oportunidade de trabalhar junto a comunidade para, então, buscar o Advanced Standing Program e ter o Diploma reconhecido. Faz sentido pensar assim, mas e para aqueles que não conseguem o ingresso em um Advanced Standing Program?

            O Board of Registration concedeu a oportunidade para continuar usufruindo da LImited License desde que o portador desta seja aprovado em uma das provas de proficiência clinica oferecida para os alunos que deixam a Faculdade. Algo como o exame da OAB no Brasil, que é dado aos futuros advogados do Brasil. Aqui nos EUA sem ser aprovado nestas provas a pessoa não pode exercer a atividade clinica.

            Os dois maiores são o NERB e o WREB. Estas duas provas contam com provas praticas em pacientes fazendo o atendimento em Dentistica e Perio. Ainda é precisoa fazer três preparos de Protese Fixa e tratamento de Endodontia em manerquins: o tratamento de um incisivo central superio e a cirurgia de acesso em um primeiro molar. Pra quem fez isso na faculdade a prova é moleza. Confie em mim, porque eu passei nesta prova.

            A parte mais difícil da prova se da na prospecção do paciente correto para a prova. É preciso levar o paciente para o dia da prova, e ele(a) tem que estar disposto(a) a passar um dia todo sentado, esperando a vez de ser chamado para poder fazer a prova.

            Ainda que seja fácil para quem passou por isto nos dias da faculdade – e ainda outros casos clínicos no consultório – o nível de stress é fora da medida. Saber que um angulo mal acabado pode abreviar a sua aprovação faz você muito mais cuidadoso e criterioso com o seu preparo.

            Eu posso descrever com mais detalhes a minha experiência com esta prova. O que eu quero deixar aqui é que a vida não acaba depois dos cinco anos com a Limited License . Com planejamento é possível continuar com a esta licença de maneira indefinida ou, se tudo transcorrer de acordo com o plano de ter o Diploma reconhecido.

            Só depende de você.

 

            Um abraço e sucesso sempre!

Fellowship

Fellowship

Dental Intern Limited License – Uma alternativa

Dental Intern Limited License – Uma alternativa