IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Dental Intern Limited License – Uma alternativa

Dental Intern Limited License – Uma alternativa

            Quem acompanha este blog conhece bem esta modalidade de licença oferecida pelo Estado de Massachusetts. À primeira vista, da a impressão que é uma luz no fim do túnel para quem deseja trabalhar como Dentista nos EUA sem precisar passar pelos dois ou três anos de faculdade no Advanced Standing Program. Mas é preciso muita cautela e tomar a decisão embasado em um alicerce firme e definitivo.

            O alicerce  a que me refiro é o status de imigração da pessoa que deseja buscar esta licença. Tenho recebido muitos e-mails perguntando sobre a  chance de se obter esta licença com o visto de estudante ou visto de turista. Não é possível fazer a aplicação para esta modalidade de licença sem ter em mãos os documentos que comprovam o seu status de imigração como Residente Permanente ou possuidor da Cidadania Americana.

            O visto de trabalho pode ser cogitado, mas é preciso lembrar que para se obter este visto de trabalho é preciso que alguém seja o seu sponsor – Sponsor é a empresa que contratara a pessoa para trabalhar. Pensando nesta modalidade de licença, o sponsor seria o Centro de Saúde Comunitário – Community Health Center  (CHC) onde o trabalho será realizado. Insisto em dizer que não é impossível que um CHC adote o candidato e faça a aplicação para este visto de trabalho, mas é muito difícil que eles partam para o burocrático processo necessário. É mais fácil para eles oferecerem trabalho para quem já é portador, ou da Cidadania ou do Green Card – Visto de residência permanente.

            Uma vez de posse deste requisito básico pode-se procurar uma posição dentro dos diversos CHC do Estado. A lista deles é possível encontrar através do site www.massleague.org. Faz-se a aplicação para o trabalho e aguarda-se ser chamado para uma entrevista. Passada a entrevista e uma vez tendo o emprego garantido, aí então é que se faz a aplicação para a Limited License. E isto acontece porque é preciso que o Diretor Clinico do CHC assine o pedido da licença sendo seu superior. Sim. Tem-se um chefe e alguém a quem responder.

            Não pense que você terá  toda a autonomia do mundo para fazer o que quiser. Dou um exemplo pessoal: Eu era Ortodontista no Brasil e onde trabalho não é oferecido tratamento ortodôntico para os pacientes. Posso diagnosticar os casos e encaminhar para ortodontistas, mas não tenho a liberdade de faze-lo no curso do meu dia a dia. Outro exemplo: o CHC onde trabalho não oferece prótese parcial removível com estrutura metálica, somente em acrílico. E não tem choro. Nem do paciente e nem do Dentista.

            Quero lembrar também que esta modalidade de licença tem validade. O termo “Limited License” tem duplo sentido. É limitada pela atuação do Dentista restrita dentro de CHC, hospitais e prisões mas também no tempo de renovação. Esta licença pode ser renovada por somente cinco anos. Depois deste tempo o portador da mesma pode partir para o Advanced Standing Program e ter o seu Diploma totalmente validado ou fazer a extensão de maneira indefinida desta sendo aprovado em uma prova pratica – Clinica e laboratorial.

            O que quero deixar sempre bem claro é que a possibilidade existe para aqueles que dispõe da base mínima necessária para sua permanência definitiva aqui nos EUA. Conheço alguns colegas Dentistas que estão aqui nos EUA sem praticar a Odontologia, mas trabalhando em outras áreas a fim de se manterem; aguardando a chegada de sua documentação.

            Lembre-se que a sua decisão de trabalhar nos EUA como Dentista deve estar atrelada a uma decisão definitiva de deixar o Brasil. Se não definitiva, pelo menos a longo prazo.

            Logo aqui na pagina do blog existe um pequeno manual que traduzi contando os requerimentos para a aplicação da Limited License. É possível adquirir aqui pelo blog mesmo, clicando no botão logo acima.

            Qualquer duvida não deixe de entrar em contato. Não sei se terei todas as respostas, mas meu compromisso é de responder cada e-mail que recebo. Envie um e-mail para drjackcosta@gmail.com.

 

            Um abraço e sucesso sempre!!

Limited License. Depois de cinco anos o que fazer?

Limited License. Depois de cinco anos o que fazer?

Planejamento

Planejamento