IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Planejamento

Planejamento

            Para conseguir a Validação do Diploma de Odontologia nos Estados Unidos é preciso fazer um planejamento muito bem feito de cada passo a ser dado.

            É muito importante ter em mente que este processo pode levar entre 2 e 3 anos até que uma resposta positiva aconteca. Alguns casos pode acontecer mais rapido, outros pode levar um pouco mais de tempo, mas é preciso estar focado, certo de que a sua decisao de mudar de pais sera uma decisao definitiva.

            E porque definitiva? Por que todo o investimento de tempo, estudo e financeiro sera voltado para o exercicio da Odontologia fora do Brasil. Ainda que a tecnica Odontologica exercida nos Estados Unidos não seja muito diferente da exercida em qualquer outro lugar do mundo, os procedimentos burocraticos, os procedimentos de esterilizacão, compra de matériais e legislacão sao muito diferentes dos que a gente encontra no Brasil. O programa de Validação do Diploma cobrira tudo isso? Talvez não de maneira especifica, mas o seu contato com os professores e outros colegas de curso, bem como o seu contato com Dentistas Americanos ira mostrar para você um mundo muito diferente do que você esta se habituando - se você ainda estiver na graduacão – ou habituado – caso ja tenha alguns anos de pratica.

1)

A primeira coisa que você deve fazer é conversar com sua familia. Se você for solteiro, não tiver nenhum vinculo familiar – esposa e filhos – é importante que seus pais, parentes e amigos estejam cientes da sua decisao. Todo apoio vindo da sua base pessoal é muito importante. Sao eles que irao de segurar quando você começar a esmorecer, ficar cansado e desistimulado. Se você for casado, seu cônjuge é quem ira de dar o maior suporte para este projeto. Tenha sempre em mente que a sua mudanca de vida afetara diretamente a vida daqueles que vivem com você. Sem o apoio deles, pode-se dizer que 80% do insucesso já esta certo.

2)

            Tenha um plano de ação bem estruturado.

2. a) Comece perguntando-se se o domínio do idioma é uma coisa que você não precisa se preocupar. Muita gente toma uma decisao de imigrar para os Estados Unidos imaginando que quando chegar aqui vai aprender o idioma. Tudo bem. Isso pode acontecer, mas até que se aprenda o idioma de maneira a te garantir um nivel de habilidade suficiente para encarar os Estudos dentro de um Programa de Validação do Diploma pode levar muito tempo. E tem outra coisa. Eu não digo que você deva ser 100% fluente na maneira de se comunicar. É importantíssimo, pelo menos que você domine a leitura e sua habilidade de se comunicar. Não pense que sabe se comunicar em ingles seja falar sem sotaque. Esta é uma característica que muito difícil de não acontecer. O seu sotaque sera sua marca registrada. Foque na leitura e interpretação de texto

2 b.) Comece a estudar para as provas basicas exigidas para a aplicação para os programas de Advanced Standing Program. Algumas Universidades exigem somente o NBDE parte I. Meu conselho é que você procure eliminar as duas partes desta prova de uma so vez. Em 2020 estas duas provas serao condensadas em uma unica prova. Até la, a aprovação nestas duas provas é um passo básico. Não se preocupe com nota, pois estas provas – desde 2012 – funcionam com o sistem “Pass/Fail”.

2 c.) Deixe a prova to TOEFL por ultimo. Muita gente tem a impressao de que eliminar esta prova no comeco tira um peso para o futuro. Não é assim! A prova to TOEFL tem validade de 2 anos. Se você não conseguir a aprovação nas provas do NBDE em até 2 anos a prova do TOEFL devera ser refeita. Tenha certeza de poder fazer a prova no Brasil porque as chances de se conseguir uma boa pontuação no Brasil aumenta muito quando comparado com as chances de se conseguir uma nota acima de 100 no exame feito nos Estados Unidos. Se você faz a prova nos EUA, você concorrera com algumas pessoas que tem o idioma ingles como primeira lingua e a competicao se torna desigual. Estude e procure cursos preparatorios para esta prova no Brasil. Faca simulados e entre de cabeca para conseguir pelo menos uma nota 100.

3) ECE – Educational Credencial Evaluators       

            Esta instituição é a responsável por garantir sua elegibilidade para a realização das provas do NBDE parte I e II. Como Dentista graduado fora dos EUA, você deve enviar seu historico escolar para que eles possam garantir e afirmar que você tem a certificação para a realização das provas do NBDE. Acesse o site www.ece.org para mais informacoes.

4) DENTPIN

            Este é o numero de identificação exigido pela American Dental Association para todo aquele que deseja buscar qualquer modalidade de ensino dentro da Odontologia nos EUA. Estrangeiros ou Americanos não conseguem fazer a inscricao para as provas do NBDE sem este numero. Acesse o site www.ada.org/dentpin para maiores informacoes.

5)

            Planeje bem sua vinda para os EUA a fim de realizar as provas do NBDE. Obtenha seu passaporte, obtenha seu visto de turista para entrar em solo americano. Esta modalidade de visto é suficiente para a realizacão da prova. Se te perguntarem o que você vai  fazer no periodo em que estiver em solo americano, você poderá dizer que é turismo. Você não ira mentir, mas também não precisa entrar em detalhes sobre nada do que você fara.  De maneira nenhuma você precisa morar nos EUA para realizar esta prova, mas de maneira nenhuma também você consegue fazer esta prova fora do solo americano. Então, depois que você fizer a inscrição para esta prova, tenha certeza de planejar sua vinda para os EUA a fim de fazer este teste. Venha com pelo menos uns 7 dias de antecedencia. Você não vai querer fazer a prova cansado ou estressado. Chegue antes, faca um passeio e tire sua mente da prova. Relaxe e faca um pouco de turismo. Um ou dois dias antes da prova visite o local de teste. Conheca e aprenda o caminho para a prova. Chegue no local de teste com antecedencia e boa sorte!

6)

            Uma vez aprovado nas provas do NBDE parte I e II, faca sua inscrição para a realização do TOEFL. Quando fizer a sua inscrição, você será perguntado para onde você deseja enviar os resultados da prova. Até lá, eu acredito que você já tenha uma ideia de quais programas de validação do Diploma você gostaria de fazer. Procure enviar para pelo menos 3. Se caso você deseje enviar para qualquer outro que não destes 3 enquanto você faz sua inscrição, você poderá acessar o site www.ets.org e pedir para enviar para outras instituicoes. Lembre-se que para cada outra instituicao de ensino que você enviar será necessário pagar uma taxa. Acesse o site para saber sobre estas taxas.

7)

            Carta de apresentação. Este é um passo muito importante para sua aplicação. Como se sabe por aqui, nos Estados Unidos não é a pessoa que escolhe a Faculdade que ira estudar, e sim, a Faculdade que escolhe o aluno que ela que no seu quadro. Esta carta de apresentação deve ser escrita de maneira simples e objetiva; contando sobre a sua vida, sua motivação para o programa que você esta aplicando e contando diferenciais pessoais que fazem de você uma pessoa diferente para o programa que eles tem a oferecer. Seja conciso, preciso e direto. Ofereca esta carta para amigos que saibam ingles. De esta carta para professores de ingles para que possam corrigir sua gramatica. Ainda que você não tenha o inglês como língua materna, é de bom tom de que, pelo menos, você se esforce para parecer que sabe como se expressar em ingles. E isso tambem servira como uma preparação para uma possível entrevista no futuro.

8)

            Crie um programa de estudo. A preparação para as provas do NBDE parte I e II requerem muita dedicação. É possível fazer este preparo em 3 meses, mas também é possível faze-lo em até 6 meses. Uma vez de posse a autorização do ECE.org para fazer a inscricao para a prova, você tera este tempo – até 6 meses – para fazer a prova. Durante este tempo, procure materiais de estudo que possam guiar seus passos neste periodo de preparo. Existem muitos sites que se dedicam a isto, materiais de estudo e livros. Planeje pelo menos de 3 a 4 horas por dia para estudar exclusivamente o conteudo da prova. Seja persistente e disciplinado.

            Qualquer duvida entre em contato conosco pelo email drjackcosta@gmail.com. Acesse nosso site www.drjackcosta.com e www.aurcostaconsult.com para maiores detalhes.

Boa sorte e sucesso sempre!    

 

            

Dental Intern Limited License – Uma alternativa

Dental Intern Limited License – Uma alternativa

National Board Dental Examiners parte I - Testemunho de uma Leitora

National Board Dental Examiners parte I - Testemunho de uma Leitora