IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Para Estudar Odontologia nos EUA

Para Estudar Odontologia nos EUA

Tradução de Artigos Odontologicos Inglês/Português - Clique aqui e envie um email

 

 

Na semana passada eu recebi um email de um amigo que ministra cursos de pos graduação em Odontologia. Ele ja esta no mercado ha muito tempo e construiu sua carreira de maneira solida e  com uma reputação muito boa. Tão boa que outros Dentistas da Brasil, volta e meia, entram em contato com ele para saber sobre cursos no Brasil e exterior.

            Este email era de um aluno da USP que esta para terminar a Faculdade de Odontologia no final de 2013 e queria mais informações sobre os primeiros passos para se estudar na NYU –New York University – ja com pretensões de iniciar o curso em Janeiro 2014.

            Não posso dizer que não deixei de rir quando li o email. Eu pude perceber como este assunto é desconhecido por grande parte dos Dentistas no Brasil. Mais uma vez, senti que a criação deste blog foi uma coisa boa, pois posso fazer uso deste espaço para tentar esclarecer algumas das tantas duvidas que existem sobre o assunto.

            Vamos por parte:

1          1)   Nos Estados Unidos não é o aluno que escolhe onde vai estudar. A Universidade é que escolhe o aluno. A vida estudantil deve ser perfeita, sem maculas, excelentes notas e bom comportamento. O aluno pode até querer fazer aplicação para as melhores escolas do pais, mas se ele não for bom o bastante para estudar ali, ele não será aceito.

2          2)   O ano letivo aqui nos Estados Unidos começa no final de julho pra começo de agosto. Janeiro faz parte da metade do ano letivo, e certamente nenhuma Universidade tem seu inicio de curso no mês de Janeiro.

3        3)   O processo para aluno estrangeiro é lento e consequentemente demorado. Para poder fazer a aplicação para qualquer curso de Advanced Standing Program (curso que possibilita a validacao do Diploma) o canditado brasileiro deve:

a.     Fazer a prova do TOEFL com pontuação de pelo menos 95 (iBT – internet Base Test)

b.     Ser aprovado na prova do NBDE part I (National Board Dental Examinations parte I)

c.      Ser aprovado na prova do NBDE part II (National Board Dental Examinations parte II)

d.     Ter seu Diploma traduzido por um tradutor juramentado

e.     Ter seu histórico escolar avaliado por uma junta, a fim de saber qual é o seu GPA (Grade Point Avarage). O GPA é o resumo do desempenho do aluno durante os anos dentro da faculdade de Odontologia no Brasil. O GPA é dado em numero que vai de 0.0 a 4.0. (www.ece.org)

f.      Fazer a aplicação – dentro do período de inscrição através do site https://portal.caapid.org/‎

 

Estes passos são para se iniciar o processo. Ainda é preciso considerar as taxas necessárias para as provas como TOEFL, NBDE part I e II, tradução do Diploma, avaliação das notas e as taxas requeridas pela faculdade a qual se deseja cursar e ainda a taxa cobrada pelo porta CAAPID para que sua inscrição seja enviada para as Escolas desejadas. O candidato precisa ainda considerar o visto de estudante, forma e meio de se manter nos EUA enquanto o processo corre.

Vale ainda salientar que o colega que enviou o email perguntando especificamente sobre a NYU, não sabe que esta Universidade foi a primeira dentre as que oferece o Advanced Standing Program a pedir dos  candidatos estrangeiros a submeter o resultado do DAT (Dental Admission Test). Esta prova é feita pelos alunos que estão concluindo o quarto ano do College como pre-requisito para sua aceitação pela Faculdade de Odontologia. Para esta prova eu não tenho ainda muita informação.

Como se pode ver, o desejo de estudar Odontologia aqui nos EUA é uma tarefa possível. Ninguem disse que é fácil, mas também não se pode dizer que é impossível.

Um abraco!

 

 

 

Opções para Trabalhar como Dentista nos EUA

Opções para Trabalhar como Dentista nos EUA

TOEFL - Impressões Pessoais

TOEFL - Impressões Pessoais