IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Opções para Trabalhar como Dentista nos EUA

Opções para Trabalhar como Dentista nos EUA

Tradução de Artigos Odontológicos Inglês/ Português. Clique aqui e envie um email

 

Já comentei neste espaço que a minha vinda para os EUA não teve motivação estudantil ou de qualquer outro aspecto escolar. Cheguei em busca de um emprego que não sabia se existia. Bati na porta calçando meu melhor sapato e vestindo minha melhor roupa sem saber se o emprego estaria por lá ou não. Estou dizendo isto, porque depois de cinco anos trabalhando como Dentista e sendo portador de uma Limited License  - agora de maneira definitiva – outros horizontes estão começando a se abrir para mim.

            A ideia inicial deste blog – como também outrora comentado – foi trazer ao conhecimento de tantos Dentistas brasileiros, que como eu, também sonham em exercer a profissão aqui nos Estados Unidos, de que esta é uma tarefa possível de acontecer. Ao contrario do que me foi dito nos primórdios dos meus dias dentro da Odontologia, é possível validar o seu Diploma aqui nos EUA para poder trabalhar aqui. O conhecimento de como conseguir faze-lo veio com o tempo. A única coisa que eu sabia quando cheguei era que Massachusetts era o único Estado que possuía este tipo de licença.

            O Advanced Standing Program oferecido por Universidades Norte-Americanas é a melhor maneira de se conseguir a validação total e integral do Diploma. São dois anos muito bem utilizados (e bem pagos também) dentro da Universidade onde todos os aspectos clínicos são abordados. Não vou nem comentar aqui o processo para ser aceito. Isso eu posso deixar para outra ocasião. O fato é que não seria somente este o único caminho para se poder trabalhar aqui nos EUA. Fato este confirmado por este que vos escreve e por tantos outros Dentistas estrangeiros que povoam os Centros de Saúde Comunitária, prisões e Hospitais aqui em Massachusetts. A Limited License é uma opção viável que pode se tornar definitiva depois de se passar em uma prova Clinica.

            O Advanced Education in General Dentistry é um programa oferecido por certa de 35 faculdades de Odontologia e por outras 55 instituições reconhecidas pela American Dental Association que também aceita alunos estrangeiros para programas de trabalho e estudo que variam de 1 a 2 anos. Alguns Estados oferecem a oportunidade de trabalho para os estrangeiros que concluem este programa, não sendo necessário passar e pagar pelo Advanced Standing.

            Alguns Estados também possibilitam estrangeiros atuarem dentro de seus limites geográficos Dentistas que fazem Mestrado em áreas de especialização reconhecidas pela American Dental Association. Tenho uma colega de faculdade que esta trabalhando – recentemente comprou um consultório – no Texas e ao que parece esta indo muito bem.

            Existe o General Practice Residency. Este programa geralmente dura dois anos e, além do trabalho clinico, o estudante tem tempo para elaboração de um trabalho escrito dentro da área de escolha. Atualmente temos um residente trabalhando conosco fazendo seu segundo ano do GPR. Quando concluir o curso, seus planos são de mudar para a Califórnia.

            Cada um tem um desejo na vida. Se o seu desejo é deixar a Odontologia no Brasil para trabalhar como Dentista nos EUA, saiba que esta é uma tarefa possível. Não vou nunca dizer que é fácil, mas também nunca vou dizer o que me foi dito. Estude MUITO inglês, faça uma pesquisa detalhada sobre as escolas e o programa que você deseja, obtenha informações sobre os vistos necessários para o período em que você estiver em solo americano e não desista dos seus sonhos. É um processo longo e algumas vezes doloroso, mas com certeza extremamente recompensador.

            Um abraço e sucesso sempre!

30 Coisas que Existem e Acontecem nos Consultórios Odontológicos Americanos

30 Coisas que Existem e Acontecem nos Consultórios Odontológicos Americanos

Para Estudar Odontologia nos EUA

Para Estudar Odontologia nos EUA