IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Catálogos

Catálogos

            Onde você compra seu material de consumo de seu consultório? Talvez eu saiba a resposta: Em uma Dental. Dentais são lojas criadas e voltadas a um público especifico: Cirurgiões Dentistas e Protéticos. São poucos os de fora do ambiente Odontológico que conhecem o que estas lojas têm a oferecer. Tenho um amigo que gosta de visitar determinadas Dentais para procurar instrumentos para seu hobby – aeromodelismo. Conheci uma podóloga que começou a frequentar uma determinada Dental na cidade para buscar medicamentos para ser usado em seus pacientes. Ela fez um curso certa ocasião e aprendeu que a pasta Guedes (paramonoclorofenol, iodofórmio e Rifocort) era excelente para curativo em casos de unhas infeccionadas.

            Quando cheguei aqui, minha veia de empreendedor começou a me dar ideias caso eu não conseguisse sucesso no que estava buscando. “Vou montar uma Dental e vender material odontológico para os Dentistas americanos. Conheço o material e só preciso conhecer os nomes em inglês dos materiais.” Não foi muito difícil esta ultima parte. Todo mundo conhece IRM, sigla de Intermediate Restorative Material. Facil! Amálgama é amalgam, é só tirar o “a” do final. Tofflemire é Tofflemire mesmo. Explorador, explorer. Duh... Espelho, mirror. Tinha tudo pra ser um sucesso.

            Quando comecei a trabalhar, então, que vi que eu estava longe de qualquer sucesso. Não existem Dentais aqui nos EUA. Não existe uma loja física onde o Dentista deixa seu horário de trabalho para ir comprar material. Não existe uma loja física onde o Dentista vai comprando o que precisa durante o mês e  no final deste, manda um cheque pra pagar sua conta. Não existe nada parecido com isto.

            Quando eu era pequeno eu via meu pai trazer de suas viagens aos EUA catálogos de compra que eram oferecidos nos aviões. Eu ficava admirando todos aqueles produtos... eram coisas tão legais. E tinha de tudo: de abridor de garrafa a pneus de carros. Tudo podia ser pedido usando o catalogo e você recebia em casa. Porque aqui nos EUA para a Odontologia seria diferente?

            Aqui na Nova Inglaterra duas empresas praticamente monopolizam a venda de material e equipamento odontológico. Cada uma destas empresas dispõe para os Dentistas um catalogo com mais de 500 paginas só de material odontológico, produtos de escritório, moveis, cadeiras odontológicas e pecas de reposição. Eu nunca tinha visto coisa parecida. A coisa mais próxima que eu tinha visto no Brasil era uma revista que era veiculada mensalmente por algumas Dentais na cidade. E na grande maioria das vezes quando eu ligava para a Dental para pedir o material ele estava em falta, ou demoraria pelo menos 1 semana pra chegar.

            Os catálogos americanos impressionam pelo tamanho mas também impressionam pela presteza na entrega. Geralmente, uma vez o pedido fechado feito pela internet, leva-se em torno de dois dias para ter TUDO o que se pediu. Caso não haja em estoque determinado pedido, um membro da empresa entra em contato imediatamente com o responsável pelas compras para poder avisar a indisponibilidade do material e oferecer um produto alternativo. Tal como quando eu estava no Brasil. Not!

            Esta semana estava folhando outro catalogo, mas somente de brindes para consultório Odontologico. Quer saber? Eram quase 50 paginas com toda sorte de produtos para dar de brinde para pacientes. Outros ainda vendem jalecos, outro uniformes para auxiliares, aventais e sapatos. Com este desenvolvimento crescente da internet e empresas especialistas em entrega, cada vez mais as distancias se reduzem; e estes especialistas em logística fazem a vida dos Dentistas por aqui muito mais produtiva.

            Quer uma dica de empreendedorismo? Invista em venda de material odontológico pela internet. Tenha certeza de dispor do material a ser vendido, tenha sempre um estoque bem abastecido, um bom grupo de pos-venda e um site bem elaborado. Não esqueça de oferecer um bom atendimento ao telefone para que se possa tirar duvidas sobre entrega e os materiais requisitados. Quem sabe você não desenvolve um nicho de mercado ainda inexplorado em sua totalidade e possa mudar totalmente sua vida?

Validação do Diploma de Odontologia e alguns passos a serem seguidos

Validação do Diploma de Odontologia e alguns passos a serem seguidos

Drogas, Farmacologia e afins

Drogas, Farmacologia e afins