IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Programas de Residência em Odontologia – uma visão pessoal

Programas de Residência em Odontologia – uma visão pessoal

 

            Continuando a falar um pouco sobre programas de residência oferecidos nos Estados Unidos, eu gostaria de contar a minha experiência ocorrida no ano passado; o processo de aplicação e o final de tudo.

            O trabalho como Limited License não é ruim. Não para mim pelo menos. Como eu ja falei outras vezes aqui neste canal, a Odontologia que eu pratico aqui me satisfaz por que eu tenho a oportunidade de atender quem realmente precisa. E ainda que muita gente duvide deste aspecto da minha vida profissional, paciência... Mas vez ou outra da uma vontade de buscar alguma coisa a mais, e no meu caso, esta coisa a mais redundaria, hoje em dia, em mudanças extremas na minha vida. Mas ainda assim eu tentei.

            A Universidade de Boston – Boston University (BU) – tem o maior programa para Dentistas estrangeiros validarem o seu Diploma nos EUA. São 70 vagas disputadas até a morte por Dentistas de varias nacionalidades. A disputa acaba sendo um pouco desfavorável quando se pensa em concorrer com os Dentistas indianos porque eles praticamente monopolizam o processo seletivo, haja visto a quantidade deles que fazem aplicação para o processo. Fui informado certa vez que, como brasileiro, eu poderia ter uma chance maior de conseguir uma vaga por ser considerado “minoria”. Vai entender...

            De qualquer forma, a BU também disponibiliza um programa de residência chamado AEGD – Advanced Education in General Dentistry. Este programa é de um ano onde o residente submerge dentro das varias áreas da Odontologia depois que acaba a  faculdade. Preciso dizer que este programa da BU foca com mais objetividade a area de Protese Fixa, uma vez que seu Diretor Clinico tem como especialização esta disciplina. Claro que se atende pacientes de Endo, Perio, Dentistica, mas a Protese Fixa é o carro chefe.

            Eu fiz a inscrição neste curso seguindo todo o procedimento requerido. E eu quero deixar bem claro aqui – como ja dito em outros posts – que tudo aqui nos EUA requer muita papelada. A quantidade de documento pedido chega a ser desanimador. Historico Escolar, Diploma, Cartas de referencia, tradução de tudo o que não é original em inglês – no meu caso: tudo, certificação das minhas notas obtidas no Brasil, TOEFL, taxa de inscrição... e por ai vai. Se você realmente deseja validar seu Diploma aqui nos EUA prepare-se para esta burocracia...

            Mas voltando ao assunto, um dos fatores que me levaram a procurar este programa foi a de não exigir as provas do NBDE parte I e II. Se você é estrangeiro, é necessário ter a Limited License e esta eu ja tinha. A documentação toda foi enviada no tempo requerido e então eu aguardei a entrevista. Mas esta nunca ocorreu.

            A frustração de nem se quer ter sido chamado para esta entrevista acabou me fazendo ver um lado deste programa que eu não tinha pensado ainda: Seria um ano em Boston para conseguir o que? Um certificado de curso de um ano em uma Universidade muito bem conceituada, mas e dai? Eu não poderia validar meu Diploma aqui em Massachusetts. Para eu conseguir validacao, precisaria mudar para outro Estado, e isto acarretaria praticamente perder tudo o que eu conseguira até então. No fundo, eu acho que não foi uma má ideia ter sido rejeitado.

            O que eu quero dizer aqui é que se você deseja realmente viver como Dentista aqui nos EUA, procure um programa que ofereça aquilo que você realmente deseja. As oportunidades estão ai. Se você quer dar aula em uma Universidade americana, invista na carreira acadêmica. Tenho um amigo que investiu mais de 10 anos na carreira acadêmica e hoje é professor contratado em uma conceituada Universidade no Meio-Oeste americano. Voce quer clinicar e fazer dinheiro? É preciso, então investir tempo e... dinheiro! A recompensa vem com o... tempo, mas se é isto que você deseja, corra atrás. Estude muito inglês, esteja disposto a passar por esta mudança na sua vida e boa sorte!

            Maiores informações sobre programas de residência e programas de validação do Diploma você encontra nos sites www.adea.org e www.ada.org

            Um abraco e sucesso sempre!!

O início

O início

Quanto custa o processo de Aplicação?

Quanto custa o processo de Aplicação?