IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Gerenciamento e Liderança

Gerenciamento e Liderança

         Este texto irá viajar por outras plataformas além da originariamente orientada. Faço isso de propósito para que mais pessoas fora do meu publico alvo tenha acesso e possa fazer comentários. Os comentários de todos são sempre benvindos. Eles aprendem um pouco comigo eu aprendo muito com eles. Desta forma todos se edificam e crescem juntos.

         Há 4 anos fui convidado a assumir uma posição de liderança dentro da Companhia onde trabalho. Quando eu imaginava que não tinha mais nenhuma área para crescimento surge esta oportunidade para desenvolver uma área da qual sempre achei interessante, mas nunca tive a oportunidade de desenvolver ou vivenciar.

         O papel te “Team Leader” chegou quando nosso Diretor começou a ter a necessidade de ter uma visão mais abrangente do que acontecia nos diferentes sites. Eram 3 inicialmente, um quarto foi criado e, após a mudança de Diretor, mais um foi anexado. Inicialmente o Team Leader servia mais como um comunicador ou facilitador entre a Direção e a equipe clinica. Semanalmente eu tinha uma reunião com meu Diretor e ele me passava o que estava acontecendo e eu o deixava a par dos acontecimentos da semana. Ainda que ele estivesse semanalmente presente conosco, sempre existia um assunto ou outro que ele precisava me passar e vice-versa.

         Essa função de “Team Leader” acabou ganhando uma proporção um pouco mais abrangente quando o novo Diretor chegou. Ao telefone ele me deu um “challenge”. Um desafio para que eu pudesse gerir a administrar meu local de trabalho da maneira como eu achasse melhor. Uma responsabilidade enorme. Ele queria que eu colocasse minha metodologia de trabalho e perfil. Eu aceitei o desafio, ainda que tivesse sempre na memoria a minha incapacidade de ter gerenciado de maneira bem-sucedida meu próprio consultório enquanto estava no Brasil. A grande diferença estava no pessoal que eu não tinha no Brasil e agora dispunha comigo.

         Antes disso, comecei a ler muito sobre liderança. Não somente a ler, mas também assistir a TED Talks sobre liderança. Vi que o Líder é aquele que motiva as pessoas, dá força para a equipe e está a frente de todos para responder junto ao nosso Diretor. Mas comecei a ter mais acesso a pequenas diferenças entre pessoal e “corpo mole” e falta de motivação da equipe. Reclamações, comentários desnecessários... Uma série de assuntos que os livros de liderança nunca falaram a respeito. Foi então que eu percebi que Liderança e Gerência são lados opostos de uma mesma moeda.

         Liderar não é gerenciar. Gerenciar também não é liderar. O Líder motiva. O Gerente cobra resultados. O Líder é o primeiro da fila a puxar a carga junto com todos. O Gerente é aquele que observa e cobra que todos estejam trabalhando corretamente. Tanto um como o outro devem ser exemplo daquilo que demonstram e cobram. O Líder deve estar sempre de portas abertas para ouvir e ser alcançado. O Gerente deve ser exemplo de produtividade e qualidade para que possa cobrar.

         São conceitos que para alguns pode soar muito superficial, mas minha intenção aqui não é ser profundo em nenhum aspecto. A profundidade acaba acontecendo durante nossa vivência, quando aprendemos o que os livros não ensinam. Somente aquilo que vivenciamos e presenciamos pode nos dar total confiança a fazer e ter a reação mais correta. Erros e acertos fazem parte da vida de um Lider e um Gerente. Tolo é aquele que não vê no erro a oportunidade de crescimento e tornar-se um líder ou um gerente melhor.

         As experiências vão se acumulando com o líder e ele(a) tem a chance de transmitir esse conhecimento para seus liderados e desta forma motiva-los e fazer com que todos alcancem juntos o objetivo final. Para o gerente os erros e acertos funcionam de maneira similar, mas para este é importante ter em mente que os erros devem ser usados para que o futuro seja mais eficiente e produtivo.

         Um abraco e sucesso sempre!

        

        

A importância de casos bem documentados

A importância de casos bem documentados

Motivação e Preparo   

Motivação e Preparo