IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

            Uma das áreas mais disputadas dentro dos programas de Residência nos Estados Unidos a Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial oferecem programas e 1, 4 ou 6 anos em renomadas Instituições e Hospitais Norte Americanos. Não somente pela área propriamente dita, o programa está entre um dos mais concorridos no país. O ingresso em um programa de Residência em Cirurgia Buco Maxilo aqui nos EUA é o convite para uma vida cheia de reconhecimento clinico, profissional e social.

            Primeiramente vamos falar sobre o programa de 1 ano descrito acima. Dentro das minhas pesquisas sobre este assunto em particular, encontrei somente alguns programas no país para aqueles que estejam atrás de um programa de 1 ano. Estes futuros Residentes NÃO terão titulo reconhecido como CTBMF. Muitos casos não há a necessidade de serem cidadãos americanos bem como NÃO terem a necessidade de possuir licença de Odontologia nos EUA.

            Os outros dois programas em si requerem muita dedicação por parte dos que buscam seus anos de estudo. O programa de 6 anos, além do titulo de Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxila Facial (CTBMF) também recebe, ao final do programa, o titulo de MD, que é o titulo dado aos médicos aqui nos EUA. Ainda que ambos os programas trilhem caminhos similares o programa de 6 anos cria um ponto de diferença muito intenso entre eles que é o investimento e retorno financeiro.

            Pode parecer lógico, mas a principal diferença entre os dois programas esta no tempo de comprometimento. Estes dois anos a mais irá aprofundar o estudo e contato entre o Residente e as áreas diversas dentro da medicina, dando um conhecimento profundo e mais abrangente no momento do atendimento dos pacientes. O treinamento médico oferecerá períodos de residência dentro de Hospitais oferecendo um contato mais próximo entre áreas não abrangidas durante o curso de Odontologia.

            Ainda que isso pareça ilógico e para alguns até mesmo ofensivo, a decisão por um programa de 6 anos dentro da CTBMF pode prevenir o Dentista de ser deixado de lado no momento em que um médico cirurgião especialista estiver disputando uma sala cirúrgica. A hierarquia dentro dos Hospitais ainda é um componente forte dentro da cultura interna. O fato do CTBMF possuir o titulo de MD poderá deixar a disputa de lado e abrir portas dentro deste competitivo ambiente.

            A conversa que existe entre quem decide sobre os dois programas frequentemente bate na tecla de possíveis ganhos. Em pesquisa realizada pela American Dental Association o ganho anual de um CBTMF gira em torno de 400 mil dólares por ano. Para quem decide ir atrás dos dois anos a mais, fica a pergunta no ar se o candidato irá estar disposto a abrir mão de quase 1 milhão de dólares de ganhos ao final da vida profissional. Estima-se que os ganhos anuais venham a variar com maior intensidade junto àqueles que decidem partir para a área acadêmica quando comparado com os que decidem trabalhar em consultórios particulares, mas a diferença no momento de se aposentar parece não ser significativamente maior.

            No final das contas é indiferente qual o programa a ser escolhido. Sugerem-se aplicar para os dois ou o programa de 4 anos com uma possível extensão para o titulo de MD ao final. Se você realmente deseja a titulo de MD ao final de todo o tempo de estudo e investimento, parta direto para o programa de 6 anos. Se você tem o desejo de começar a clinicar o mais rápido possível o programa de 4 anos é a sua escolha. Ao final ambos os programas oferecem a mesma habilidade e capacitação como um Cirurgião Buxo Maxilo Facial.

            Hoje é o ultimo dia de 2018. Faço votos para que no próximo ano todos os que seguem nosso blog possam alcançar ou dar um largo passo em direção aos seus sonhos. Entreguem seus caminhos a Deus, estudem muito e não desistam nunca!

            Um abraço e sucesso sempre!

Pimenta nos olhos dos outros

Pimenta nos olhos dos outros

O NBDE parte I e II vão deixar de existir!

O NBDE parte I e II vão deixar de existir!