IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

O NBDE parte I e II vão deixar de existir!

O NBDE parte I e II vão deixar de existir!

            Como parte do que este blog tem proposto desde sua concepção, hoje trago noticias sobre as mudanças que os requerimentos exigidos por quem deseja validar o Diploma de Odontologia terá pela frente. A grande mudança já tem data marcada.

            A partir de Agosto 2020 a primeira parte do NBDE deixará de existir e dois anos depois será a segunda parte. Estas duas provas serão substituídas por uma única chamada “The Integrated National Board Dental Examination” ou INDBE.

            O que muda?

            Literalmente o formato já seguido há tanto tempo. Ao invés de duas partes este exame será compactado em um único exame. A partir de Agosto de 2020 serão 900 questões abrangendo o conteúdo das duas provas. A bem da verdade é que hoje já são 900 questões, porque são 400 na primeira parte, 400 na segunda mais 100 em um segundo dia de prova do NBDE parte II. O que pode ficar um pouco mais complicado é a administração do tempo desta prova em um único dia... mais informações a respeito eu coloco aqui.

            Em 2009 a Joint Commission on National Dental Examinations adotou a resolução para substituir o NBDE parte I e II. Com isso criou-se o CIE (Committee on Integrated Examination) para supervisionar o processo. Para a nova prova deu-se o nome INBDE já mencionado.

            Em 2010 o CIE faz sua primeira reunião em Janeiro e tem encontros regulares durante o ano. Eles começam a discutir o conceito de Domain Dentistry e um grupo começa a trabalhar no desenvolvimento de um modelo de prova onde é possível identificar o conhecimento das áreas básicas incluindo a área comportamental e revisando o conteúdo clinico que hoje faz parte do NBDE parte II.

            Em 2011 um grupo de Dentistas com expertise nas áreas de ciência e pesquisa criam o modelo matriz do novo conceito Domain Dentistry. Este novo conceito continua em seu processo de aprovação e é finalmente concluído com a atuação de Dentistas com menos de 5 anos de prática clinica.

            Após idas e vindas com discussões abertas entre a comunidade cientifica e acadêmica decide-se iniciar os trabalhos da confecção do guia do INDBE para o ano de 2019. Fica decidido que o ultimo dia de teste do NBDE parte I será dia 31 de julho de 2020 e o NBDE parte II dia 31 de julho de 2022. Após esta data todos os candidatos deverão fazer a prova do INBDE.

            Parece uma coisa muito complicada, mas ainda é muito cedo para se desesperar. Eu já tinha ouvido falar sobre esta mudança há muito tempo, mas ainda não tinha tido um contato mais direto com as informações que coloquei aqui.

            Eu creio que não haverá muita mudança no processo de estudo. Na verdade, creio que ficará mais fácil a realização da prova porque eles irão procurar colocar o conhecimento teórico junto ao conhecimento prático. Talvez não seja bom para quem é expert em “decoreba”, mas pode ajudar quem não é bom pra decorar as coisas e tem mais facilidade na compreensão e analise de casos clínicos.

            De qualquer forma, deixo o link (clique aqui) para quem deseja conhecer o modelo de prova que estão propondo. Eu dei uma olhada e achei bastante interessante.

            (Vale aqui um parêntese MUITO importante: Se você clicou no link acima, você irá perceber que a nomenclatura dos dentes é diferente. Nos EUA usa-se o sistema Universal onde conta-se os dentes do arco superior direito ao arco superior esquerdo, desce para o arco inferior esquerdo e termina no arco inferior direito contando-se de 1 a 32. Para a dentição decídua conta-se os dentes na mesma sequencia de A a T. Então, no momento que você começar a estudar para a realização desta prova, fique de olho porque o dente 24 conhecido no Brasil (primeiro pré-molar superior esquerdo) nos EUA é conhecido como dente numero 12. O dente 14 no Brasil é conhecido como dente numero 5 nos EUA. Para mim ainda é difícil quando chega nos dentes incisivos laterais e centrais inferiores... É difícil de fazer esta mudança, e é muito importante ter isso em mente no momento de se estudar.)

            Eu ainda não tenho informação sobre os requerimentos exigidos pelas Universidades na questão de requerimentos para Dentistas Estrangeiros e a inscrição no Advanced Standing Program.

            O que me parece óbvio é ter a aprovação neste teste como condição sine qua non para a aplicação para os programas. Qualquer um deles. Seja de Residência, AEGD, GPR e o Advanced Standing.

            O tempo está passando e logo as coisas irão mudar. Meu compromisso aqui continua o mesmo. Trazer tudo o que eu sei para deixar sempre esclarecido o passo a passo de quem deseja buscar praticar a Odontologia nos EUA.

            Qualquer duvida entre em contato pelo e-mail drjackcosta@gmail.com.

            Um abraço e sucesso sempre!

Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

Se existe um desejo, existe um caminho

Se existe um desejo, existe um caminho