IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Se existe um desejo, existe um caminho

Se existe um desejo, existe um caminho

            Recentemente acompanhei a discussão em uma postagem no Facebook a respeito de todo o processo que envolve a Validação do Diploma de Odontologia nos Estados Unidos. Foi bem decepcionante ver alguns comentários feitos na direção de uma colega que se propôs a ajudar quem quer que seja a se preparar para as provas do National Board Dental Examiners parte I e II. Ela criou uma metodologia de estudo e preparo que parece estar tendo um tremendo sucesso, haja visto o alto numero de pessoas que vem estudando com ela e obtendo sucesso.

            Os comentários em si não eram tão maldosos assim, no entanto o que eu pude sentir no momento em que lia, era um nível de frustração muito grande por parte de quem escrevia. O comentário citava um programa onde somente Cidadãos Americanos e portadores do Green Card é quem poderiam fazer este curso. Mencionou um valor absurdamente alto – algo em torno de 400 mil dólares – para aquele referido curso, falou de usar esse dinheiro para investimento... fiquei triste porque a impressão que deu foi que todo o esforço da colega em querer ajudar bateu de frente com a frustração que a pessoa despejou em cima dela.

            Primeiramente, quero deixar bem claro aqui que eu sou totalmente – TOTALMENTE – contra qualquer pessoa que tenha a intenção de ficar nos EUA de maneira ilegal. Se a pessoa não está satisfeita com a condição atual no seu país de origem e quer reiniciar sua vida em outro país, a primeira coisa a fazer é pensar em um plano para permanecer. Eu não sou a pessoa mais certa para dar esta orientação, mas para quem quiser eu indico o numero de um ou dois advogados de imigração que já ajudaram gente que eu conheço a conseguir passar pelo processo.

            Dito isso, vamos la:

            Você precisa primeiramente se planejar. Tudo na vida necessita de planejamento. O exemplo mais simples e de fácil entendimento é a construção de uma casa. Não dá pra dar certo iniciar a construção de uma casa sem o devido planejamento. A planta baixa, contratação de um engenheiro, arquiteto, cálculos estruturais, quanto de ferro, concreto, areia, brita, tijolo... o que for preciso, é possível fazer o planejamento do que virá pela frente. Não digo aqui que dá pra planejar os percalços pelo caminho, mas ainda que estes aconteçam, com o planejamento feito é possível voltar para ele e continuar o plano inicial.

            Depois de tudo planejado é hora de colocar em prática. Isso vai depender exclusivamente do que você planejou. Durante seu planejamento coloque metas a serem cumpridas. Estabelecendo prazos você conseguirá se planejar o seu dia a dia sem se estressar e sem perder o foco no seu objetivo.

            Para quem deseja buscar a validação do Diploma de Odontologia nos EUA, eu sugiro uma forma de se planejar e gostaria de deixar aqui registrado. Veja bem: cada um conhece a sua realidade e sabe o que é possível fazer ou não. O fato de, de repente, não ter funcionado para você não significa dizer que não funcionará para ninguém. O seu impossível – ou quase impossível como foi dito no comentário que li – não significa dizer que ninguém deve ir atrás deste sonho. “If there’s a will, there’s a way” – Se existe um desejo, existe um caminho.

            Outra coisa que eu quero falar aqui antes de descrever este planejamento básico é sobre finanças. Muita gente me fala que não é possível fazer por conta do valor do programa. Tudo muito caro e um valor absurdo. Bom... esta é a realidade... agora, não pense você que todo mundo aqui nos EUA que faz o curso de Odontologia tem esse dinheiro no banco. Não existe. Tudo bem... um ou outro até tem, mas a grande maioria dos alunos passam pelo procedimento de financiamento oferecido pelo Governo. FIES e um outro programa antigo de que me lembro ter no Brasil e que a pessoa começa a pagar depois de formado.... agora me fugiu o nome... Tudo bem! Não da pra fugir deste empréstimo! Quer uma coisa ainda mais assustadora? Os alunos de Odontologia nos EUA por vezes carregam ao final do curso de Odontologia o valor dos quatro anos da Faculdade mais outros quatro anos que ele(a) fez de College para chegar ao final de tudo. Muitos deles terminam os 8 anos de College+Odontologia devendo para o Governo Federal algo perto de 500 mil dólares. O Advanced Standing Program mais caro fica em torno de 300 mil. Valor por valor, o Advanced Standing é mais caro porque este valor é cobrado por um curso de 3 anos nesta Faculdade que cobra este valor, mas ainda assim, 300 é menos que 500. O dinheiro não pode e não deve ser um fator para desestimular o que você deseja. O dinheiro aparece. Se você não conseguir financiamento pelo Governo Federal existem bancos e linhas de credito destinados a isto. Não perca seu foco.

            Mas então vamos la:

1-    Obtenha o DENTPIN

2-    Faça a inscrição para a prova do NBDE parte I

3-    Envie seu historico Escolar para o ECE.org ou WES.org – dependendo de onde você irá aplicar para o curso. Algumas Faculdades pedem de um e não do outro ou dão a opção de ambos, mas somente um deles.

4-    Prepare-se para a prova do NBDE parte I. Prepare-se com pelo menos 5 meses de antecedência para se preparar bem para a prova.

5-    Chegue aos EUA – a prova somente pode ser feita em solo americano – com pelo menos uma semana de antecedência para que você se aclimate após a viagem. O visto para realizar a prova pode ser o de turista mesmo. Aproveite e planeje um pouco de turismo também. Depois desta prova você irá merecer um bom descanso. Visite o local de prova com um ou dois dias antes da data da prova para que você conheça o caminho a ser seguido no dia.

6-    Chegue ao local de prova 30 minutos antes do seu inicio para que você tenha tempo suficiente para fazer o check-in e iniciar a prova na hora. 

            Em até 5 semanas você receberá o resultado da prova. Caso você seja aprovado, faça a inscrição para a parte II e siga os passos anteriores. Lembre-se, no entanto, que a parte II requer 2 dias separados para a execução da prova. Um dia é dedicado para 400 questões e o segundo dia são 100 questões feitas sobre casos clínicos.

7-    Deixe a prova do TOEFL por ultimo. Não caia na ideia de quere fazer a prova do TOEFL antes de qualquer coisa. Esta prova tem validade de 2 anos. Se você não conseguir terminar as duas provas neste periodo de tempo você irá ter que refazer a prova de inglês. Esta prova não é difícil, mas é chata. Leia meus comentários sobre ela aqui.           

            Eu desejo que todos que acompanham este blog há tanto tempo tenham a motivação correta para ir atrás do sonho de ser Dentista nos EUA. Não são todos que conseguem, eu sei, mas quero sempre deixar claro que este sonho é possível. Não é fácil, eu sei. Mas sei também que a possibilidade existe e está ao alcance de quem luta e persegue seus sonhos.

            Um abraço e sucesso sempre!

O NBDE parte I e II vão deixar de existir!

O NBDE parte I e II vão deixar de existir!

Programas de Residência nos EUA

Programas de Residência nos EUA