IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Programas de Residência nos EUA

Programas de Residência nos EUA

            Os programas de Residência oferecidos nos Estados Unidos não se limitam exclusivamente às áreas de especialidade reconhecidas pela American Dental Association (9). Ainda que estas áreas de especialidade sejam bem menos do que as reconhecidas no Brasil (19), existem programas nas mais diversas áreas de atuação dentro da Odontologia. Algumas delas sem uma atuação direta dentro de um consultório, mas em áreas mais voltadas ao ensino e atuação dentro de Hospitais.

            Fazendo uma pesquisa sobre este assunto, eu encontrei uma lista cursos dentro da Odontologia nos EUA onde as pessoas podem se aprofundar nos estudos. Dependendo do Estado onde o Dentista graduado fora dos EUA tenha a intenção de trabalhar, é possível obter a licença do Board com o tempo dedicado à Residência. Lembre-se, no entanto, que nem todos os Estados oferecem esta oportunidade. Por isso, pesquise antes de tomar sua decisão.

            As áreas de Residência são as seguintes: Advanced Education in General Dentistry de 1 ano ou 2 anos, Anestesiologia, Fellowship para Pesquisa Clinica, Fellowship para Ortodontia Crâniofacial, Saude Publica, Endodontia, General Practice Residency de 1 ou 2 anos, Odontogeriatria, Implantes, Protese Bucomaxilo Facial, Dentística e Dentística Digital, Biologia Oral, Medicina Oral, Patologia Bucomaxilo Facial, Radiologia Bucomaxilo Facial, Cirurgia Bucomaxilo Facial, Dor Orofacial, Ortodontia, Odontopediatria, Periodontia, Prótese Periodontal e Prótese.

            Destas áreas todas, lembre-se, somente 9 são reconhecidas como Especialidade nos EUA: Saúde Publica, Ortodontia, Odontopediatria, Periodontia, Cirurgia Bucomaxilo Facial, Endodontia, Patologia Bucomaxilo Facial, Radiologia Bucomaxilo Facial e Prótese.

            Alguns dos programas oferecidos não tem a intenção de se aprofundar em estudos específicos dentro da Odontologia. Veja os casos dos programas AEGD e GPR. Estes programas geralmente são feitos por Dentistas recém-formados que buscam um aprofundamento clinico após a sua graduação. Durante este programa eles terão um contato mais profundo com o paciente de forma a desenvolver mais agilidade e ter um contato maior com vários casos clínicos. Estes programas requerem do participante uma quantidade mínima de procedimentos dentro das áreas clinicas e encontros mensais com orientadores e participantes dos programas para a apresentação e discussão de casos clínicos.

            Existem cerca de 390 locais nos mais diferentes locais dentro dos EUA – e fora também, já que Porto Rico – um território dos EUA – também oferece este programa sob a chancela de instituições reconhecidas pela ADA. A NYU Langone Dental Medicine é a maior instituição dentro dos EUA e que oferece programas de Residência na grande maioria do território Americano.

            Eu tenho o privilegio e oportunidade de ser membro ativo do programa de NYU como Faculty – Orientador Clinico – de participantes do programa AEGD de 1 ou 2 anos. O Centro onde eu trabalho hospeda anualmente 2 ou 3 Residentes e durante este tempo tenho a chance de orientar o trabalho clinico deles. A NYU englobou a antiga Lutheran Medical Center. Após esta fusão, a politica de matricula mudou drasticamente. Digo isto em termos de Dentistas graduados fora dos EUA. A principio eles proibiram Dentistas graduados fora dos EUA de participarem do programa. No entanto, devido a falta de procura, eles abriram uma exceção por 2 anos consecutivos e nossos últimos 3 Residentes graduaram-se fora dos EUA. Ano passado tivemos um Residente graduado no Egito e este ano um graduado na Republica Dominicana e outro graduado em Odontologia na Síria.

            Quero deixar sempre bem claro que as oportunidades existem. Não é algo que seja impossível. Também é importante lembrar que a politica de aceitação de Residentes varia de instituição para instituição. Não são todas que aceitam Dentistas graduados fora dos EUA, assim como outras somente aceitam quem tem o Green Card ou a Cidadania Americana. Outros programas aceitam Dentistas graduados fora dos EUA, sem o Green Card ou a Cidadania Americana. Alguns destes programas, também, pagam salário para o Residente. Outros cobram anuidade.

            Qual o caminho a seguir? Depende exclusivamente de você. Pesquise, procure informar-se de maneira integral para que a sua decisão seja a mais acertada para o que você deseja.

            Qualquer duvida entre em contato pelo email drjackcosta@gmail.com.

            Um abraço e sucesso sempre!

Se existe um desejo, existe um caminho

Se existe um desejo, existe um caminho

No dia da prova NBDE

No dia da prova NBDE