IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Novamente tudo de novo

Novamente tudo de novo

 A decisão de voltar aos estudos acabou barrando em um detalhe para muitos um tanto problemático. 

Oito anos atrás quando eu fiz a prova do NBDE parte I e acabei nao sendo aprovado por mero meio ponto acabou apagando da minha memoria o que vinha associado a aplicação para a realização da prova. 

Não basta somente obter o DENTPIN e fazer a aplicação e pagar para fazer a prova. Além do pagamento para fazer a prova é necessário fazer a avaliação – curso por curso – do seu histórico escolar comprovando que você realmente é graduado em Odontologia no seu país de origem.  

Eu devo dizer que nada disso estava fresco na minha cabeça. Para dizer bem a verdade, eu sabia que tinha o documento enviado pelo Centro de Avaliação, mas não me lembrava do que era necessário para que eu tivesse a habilitação para marcar a prova. 

O que acontece, então, é o seguinte: Obtém-se o DENTPIN junto a ADA. Uma vez de posse deste numero, minha sugestão como próximo passo é de enviar para os Centros de Avaliação seu histórico escolar e Diploma. O histórico escolar em português deve ser enviado o original – que será retornado posteriormente para você – e uma tradução palavra por palavra em inglês. O Diploma deve ser copiado – frente e verso – e a parte da frente deve ser traduzida em formato similar ao diploma. Paga-se cerca de 170 dólares por este trabalho, mais 80 dólares se você quiser tudo pronto em 5 dias e mais 25 dólares de envio pelo correio de um dia para o outro (overnight). 

Durante o período de espera você pode fazer a inscrição para a prova do NBDE parte I. De posse do numero do DENTPIN você consegue chegar ate a parte onde você paga os 435 dólares mais 200 porque você não é graduado nos EUA. Até aqui quase 1000 dólares investidos para fazer a prova.  

Você somente poderá fazer o agendamento da prova no momento que o instituto de avaliação das suas notas enviar um documento para a ADA dizendo que você é elegível para fazer a prova. Somente depois que a ADA receber este e-mail é que você receberá um e-mail com um número de identificação para que você possa agendar a prova. 

Uma vez que a prova está agendada não tem mais volta. É estudar para passar.  

            O próximo passo é fazer a aplicação para a prova do TOEFL. Neste link é possível encontrar a minha experiência da ultima vez que fiz esta prova. Lembre-se de fazer a prova do TOEFL por ultimo ou quando estiver prestes a fazer o envio da sua aplicação para os programas. O motivo é porque a prova do TOEFL tem validade de dois anos. Qualquer pontuação de 100 para cima te oferece maiores chances de ser chamado para a entrevista.

            Voltando um pouco sobre a prova do NBDE parte I gostaria de compartilhar algo que me foi passado por alguém que realizou a prova anteriormente. Todos os anos milhares de alunos das faculdades de Odontologia nos EUA fazem esta prova. Ao final do segundo ano a parte I e ao final do quarto ano da faculdade a parte II. Então o que acontece? Quando os alunos todos estão fazendo a prova em uma mesma época, as chances de as notas serem altas aumenta muito. É um dado estatístico que eu mesmo não sei explicar, mas que faz todo o sentido. Claro! Esse pessoal está na Faculdade, preparando-se por 2 anos para a realização da prova e nada mais justo e esperado do que a quantidade de questões certas das 400 que compõe a prova ser mais elevada. Então as chances de um candidato estrangeiro bater esse numero cai. Não que seja impossível, mas cai drasticamente. Meu conselho é que no momento que você tomar a decisão de fazer esta prova, que a faça entre os meses de maio e julho. O meio do ano é o final do ano letivo aqui nos EUA e os alunos querem mais é férias e não se preparar para fazer prova.

            O sucesso do seu futuro depende das decisões tomadas hoje.

            Um abraço e sucesso sempre!

Para ser Dentista na Florida

Para ser Dentista na Florida

É verdade esse bilete

É verdade esse bilete