IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

National Board Dental Examination Part I e II – Uma breve descrição

National Board Dental Examination Part I e II – Uma breve descrição

 
            O desejo de muitos colegas Dentistas do Brasil em exercer a Odontologia nos EUA tem se mostrado cada dia maior. São muitos colegas que me procuram enviando mensagens, e-mails e até mesmo em encontros pessoais para conversar e sanar dúvidas que, não há muito tempo, eu também tinha.

            Tudo parece muito complicado e burocrático e pode ter certeza que é. Eu não tenho do que me queixar nestes onze anos que resido aqui nos EUA, mas uma coisa que me deixa um pouco frustrado é a quantidade de papel, formulário e documentos necessários para qualquer coisa. Não que eu ache que eles estejam errados. Muito pelo contrário! Eu acho que este é o caminho certo para se fazer a coisa certa. E pode ter certeza que eles não apostam em um sorriso simpático ou um rostinho bonito. Se os documentos não condizerem com o que você diz, está tudo acabado.

            Lembro-me quando fui contratado que, logo após o meu início, um dos meus colegas Dentista – também brasileiro – disse que entrou em contato com um dos nomes que dei como referência no Brasil. E não foi somente para perguntar se eu era “gente boa” ou não. É dado uma série de perguntas – como em um roteiro – para realmente saber se o que eu descrevi no Curriculum condizia com a verdade. Então, primeira coisa a se fazer é um Curriculum Vitae completo e honesto.

            Mas não estamos aqui agora para falar sobre isto. Recentemente recebi um e-mail com algumas perguntas sobre a prova do NBDE. Independentemente de ser parte I ou II o que vou falar aqui vai abranger as duas provas.

            A pergunta foi a respeito do local da prova, tempo de duração e frequência da mesma.       

            1) Local da prova.

            As provas de conhecimento geral e especifico dentro das mais diferentes áreas de conhecimento aqui nos EUA são feitas em centros especializados para tal finalidade. Estes centros fazem parte de uma Empresa chamada Prometric (www.prometric.com). Ao fazer a inscrição para a execução da prova, é dado um número que é usado para completar o processo. No próprio site é possível saber onde se localiza a unidade mais próxima de onde você esta. Seleciona-se o local mais adequado, a data e o horário. Uma vez que a inscrição feita é só se preparar para a prova e não perder a hora no dia.

            Estes centros dispõe de várias baias de computador onde varias pessoas fazem diferentes provas ao mesmo tempo. Pode ser para o Board de Medicia, ao de cabeleleiro... o que é importante ter em mente é que o ambiente é silencioso. É oferecido, também, um aparelho para abafar o som exterior e obter silencio total. Durante a prova é somente você e o computador.

            Antes do ingresso na sala para o início da prova, o candidato passa por uma revista completa onde pede-se para ter os bolsos esvaziados (ninguém põe a mão em você) e um detector de metal é usado ao seu redor para ter certeza que nenhum aparelho eletrônico entrará com você. Eles oferecem um lápis e duas folhas de papel sulfite para fazer anotações. Sobre a bancada do computador somente é permitido a sua identificação o lápis e o papel.

            Outra coisa importantíssima que eu quase esqueci de mencionar é a forma de identificação. É exigido duas formas de identificação. Uma delas, pelo menos com fotografia. Se o candidato é estrangeiro, usa-se o passaporte e um cartão de credito, por exemplo, ja que a assinatura também é confirmada.

            2) Tempo de duração da prova

            Eu gosto de dizer que a prova dura oito horas. Mas não é muito? Bom... se você pensar que estas provas são compostas por 400 questões, eu sinceramente não acho que seja muito tempo. Acredite em mim quando digo que você vai querer usar todo o tempo necessário para a execução desta prova.

            Para não dizer que são oito horas corridas, é dado uma opção de 30 minutos de descanso para poder comer alguma coisa. Ninguem sai do centro de prova. Entao, eu aconselho levar alguma coisa pra comer e ingerir um bom café da manha.

            As saídas para ir ao banheiro não são monitoradas mas ninguém anda com você até o banheiro. Mas a cada vez que se sai, assina-se um formulário e a hora de saída. Ao terminar o “serviço”, assina-se o novo ingresso, tem-se os bolsos revirados novamente e novamente o detector de metal. É proibido comer durante a prova, então nada de lanchinho como nas provas de vestibular do Brasil.

            3) Frequencia da Prova

            Como dito anteriormente a prova pode ser feita a qualquer momento do ano. É só pagar e ir fazer a prova. No entanto, uma coisa importantissima deve ser considerada. Alunos de Odontologia realizam esta prova. Alunos do Segundo ano fazem a prova parte I e alunos do Quarto ano fazem a prova parte II. A nota de corte é estabelecida através da media entre os candidatos que realizam a prova. Desta forma, é interessante procurar saber qual a melhor época para fazer a prova. Se você fizer a prova na mesma época em que os alunos a realizam, a nota de corte aumanta sensivelmente e as chances de aprovação acabam diminuindo. Faça uma pesquisa antes de marcar a data da prova para ter certeza de que não seja na mesma época em que os Alunos estejam realizando as provas.

       Espero ter esclarecido um pouco mais sobre esta importante prova. Caso alguém tenha outro comentário a respeito e que não tnha sido abordado aqui ou tenha alguma outra dúvida, por favor entre em contato comigo pelo e-mail drjackcosta@gmail.com.

            Um abraco e sucesso sempre!

Um dia de cada vez

Um dia de cada vez

Um Colega Aprovado

Um Colega Aprovado