IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Programas de Residência nos EUA - Conte sua história

Programas de Residência nos EUA - Conte sua história

            Sua história deve contar o motivo e o seu desejo de ser Dentista e como isso poderá contribuir para que você alcance seus objetivos pessoais e profissionais.

             Tá chique demais não é?

            Pois então... eu já falei aqui neste blog que aqui nos EUA são as faculdades que escolhem os alunos e não o contrário. Mas como fazer para se apresentar de maneira que eles fiquem curiosos em saber quem é você e o que você poderá acrescentar para eles?

            Para escrever esta redação você deve evitar ser genérico. Pense, no momento que você terminar de contar sua história, se você consegue se ver nesta história, ou se qualquer pessoa poderia se passar por você. Conte coisas únicas sobre você. Mostre as razões e motivos que tornam você uma pessoa diferente e especial.

            Uma coisa importante para se lembrar é que eles não querem saber sobre o seu futuro. Por isso, deixe de lado qualquer exposição sobre seus planos futuros. Não faça promessas vazias, como dizer que vai criar a vacina para a carie e erradica-la do mundo. Sua história deve conter aspectos de suas experiências passadas ao invés de expectativas futuras.

            Pense que sua redação deve ter três objetivos principais:

1)    Contar para o comitê de avaliação os motivos pelo qual você quer ser Dentista.

2)    Sua redação deve mostrar que suas experiências passadas te deixaram preparado(a) para o curso de Odontologia,

3)    Sua redação deve mostrar que você dispõe das qualidades necessárias para ser um bom Dentista.

            Pergunte-se a si mesmo de que forma aquela Faculdade irá ajudar você a alcançar seus objetivos. Como sua experiência acadêmica, envolvimento com a comunidade, sua experiência clinica e ambições futuras se correlacionam com a Odontologia.

            Outra coisa importante de se ter em mente, são histórias do seu passado que ilustram essas ideias. Quais histórias mostram que você já iniciou o desenvolvimento destas habilidades para se tornar um Dentista que se preocupa com as pessoas? Traga o leitor para uma história interessante, não um monologo monótono. E isso é interessante porque você pode contar duas ou três histórias engraçadas que aconteceram com você e que mostram as razões porque você quis se tornar um Dentista. Conte suas experiências com pacientes, casos onde você demonstrou liderança, quais objetivos e conquistas você almejou e conquistou?

            Não seja monótono(a) na sua descrição. Procure engajar o leitor de maneira que ele(a) veja em você o perfil de uma pessoa que irá acrescentar experiências e atividades que outras pessoas nunca ofereceram para eles. Conte sobre suas habilidades que tornam você um(a) Dentista diferente dos outros. Isso pode fazer toda a diferença.

            Sua redação não necessariamente deve ser escrita em ordem cronológica, mas deve ser bem conectada. Se você contar uma história engraçada, pense de que maneira você tirou alguma lição sobre esta experiência e te fez uma pessoa melhor e mais madura. Faça a conexão entre elas e capriche na sua conclusão.

            Estas redações geralmente são pedidas em até no máximo 4500 palavras ou menos (incluindo espaços). Durante a sua revisão final corte o que está demais, procure ser preciso e objetivo. Ao invés de escrever algo como: “Eu tive a oportunidade de poder auxiliar o Dentista com seu primeiro paciente do dia” com algo mais direto: “Eu auxiliei o Dentista com seu primeiro paciente da manhã.” Algo claro, preciso e objetivo.

            Sei que já me prolonguei demais, mas pense que ao escrever você deve fazê-lo como se você estivesse contando uma história. Conte como se você estivesse falando, literalmente. Muita formalidade neste momento pode aumentar muito a chance de tornar sua redação maçante e chata de ser lida. Não pense em conquistar aqueles que lerão sua redação com palavras difíceis e falando somente o que eles querem ler. Seu objetivo final é vender quem você é para que eles se interessem em saber quem é aquela pessoa. Seu objetivo é ser chamado para uma entrevista.

            Lembre-se que ser chamado para uma entrevista não garante o ingresso em qualquer programa, mas já é um passo importante para que eles conheçam você e se encantem com sua pessoa.

            Um abraço e sucesso sempre!

 

           

           

Liderança e Gerência

Liderança e Gerência

Choro sem ranger de dentes   

Choro sem ranger de dentes