IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Patient Access Representative

Patient Access Representative

             Representante para Acesso de Pacientes. Pra que um titulo tão comprido e complicado como este? Como aquela história da pessoa que vai montar o Curriculum no LinkedIn: A pessoa trabalha com Recursos Humanos e posta algo como Headhunter Inovador com Visualização de Potencial com capacidade para impulsionar carreiras. Um Exportador de Talentos.

            É até engraçado imaginar as mais diferentes formas de como as pessoas procuram se vender para conseguir um bom emprego. Mas o titulo acima não se trata de um titulo para o LinkedIn. O Patient Access Representative é o Titulo que as Recepcionistas têm aqui nos EUA.

            De longe... mas de longe mesmo um dos trabalhos mais difíceis que se pode pensar dentro de um Consultório Odontológico. Pelo menos aqui nos EUA a exigência é enorme. Não tanto pela quantidade de trabalho, mas muito pelo que esse pessoal precisa passar durante o dia. Será que a gente tem idéia do que é representar um Consultório Odontológico de sucesso apresentando-se sempre com um sorriso no rosto e a habilidade de acalmar os pacientes mais mal-educados, ranzinzas e estúpidos? Ou ser responsável por cobrar os pacientes inadimplentes sempre com um sorriso no rosto e da maneira mais educada e gentil possível?

            Ok, Ok... eu sei que todos nós conhecemos alguém assim. Não quero desmerecer ninguém e dizer que é algo impossível de acontecer. Eu disse anteriormente que as Dental Assistants são como importantes engrenagens dentro do funcionamento de um Consultorio Odontologico e eu coloco muito do sucesso sobre elas(es). No entanto se a equipe da Recepção não estiver antenada e atenta para o que é preciso fazer, para quem ligar no momento necessário ou não tiver conhecimento sobre os procedimentos burocráticos de tantos seguros e convênios existentes... me diz que Dentista que sobrevive?

            Ok, Ok... vários Dentistas fazem este trabalho todo. Eu mesmo precisei fazer muito disto enquanto estava no Brasil. Digo que não é dos trabalhos mais fáceis. Preencher guias, enviar pelo correio – hoje tudo pela internet... A atividade deste time deve estar em perfeita sintonia com o que o Dentista quer para sua atividade profissional.

            Mas dai a pergunta: Vale a pena manter uma equipe grande como essa?

            Olha, pelo tempo que eu trabalhei no Brasil eu sinceramente não sei dizer. Eu mal tive condições de manter uma secretária, quem diria uma Dental Assistant. Descobri depois de muito tempo – já vivendo nos EUA – que meu problema era falta de conhecimento de gerencia e administração. Sabe aquela história de Missão, Visão e Valor? Então... eu não sabia. Simplesmente não ia acontecer. Quando eu cheguei aqui nos EUA e comecei a trabalhar junto com uma Assistente que sabe como as coisas funcionam eu pude perceber a grande diferença que fazem.

            As Recepcionistas devem ter um reconhecimento muito importante dentro de um Consultório de Sucesso. Querendo ou não, são elas(es) que oferecem o primeiro contato entre o paciente e a sua empresa. Quem é que gostaria de receber uma ligação lembrando de uma consulta com alguém totalmente antipática(o) que está fazendo aquele trabalho forçadamente?

            Vida longa para elas(es). Abra sua carteira e ofereça pra elas um salário acima da média. Converse com sua equipe sobre a adoção de um bônus para pacientes novos que iniciarem tratamento com você. Use da sua criatividade para cativar sua equipe e fazer a diferença.

            Um abraco e sucesso sempre!

Pra Descontrair

Pra Descontrair

Dental Hygienist

Dental Hygienist