IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Dental Hygienist

Dental Hygienist

Dental Hygienist

 

            Gostaria de tocar em um tópico que pode ajudar a muitos daqueles que seguem o nosso blog e tem dúvidas sobre o assunto. O trabalho como Dental Hygienist.

            Muito bem:

            Como dito anteriormente o consultório Odontológico nos EUA, na grande maioria dos casos tem 3 tipos de profissionais além do Dentista:

            - PAR – Patient Access Representative – Front Desk ou mais comumente conhecida como Recepcionista.

            - Dental Assistant (já falamos anteriormente sobre esta tão importante posição)

            - Dental Hygienist

            A(O) Dental Hygienist nos EUA tem um papel muito importante dentro do Consultório Odontológico. Importante porque ele(a) dedica inteiramente sua atividade para a promoção de saúde bucal. Limpeza, raspagem e aplainamento radicular e profilaxia.

            Como a gente aprende na faculdade a grande maioria dos problemas periodontais são devidamente tratados com uma boa ação junto às curetas, limas e foices a fim de manter longe do contato gengival todas aquelas toxinas liberadas pela microbiota da placa bacteriana – que se não me engano tem outro nome atualmente, mas me foge o termo no momento.

            As(Os) Dental Hygienists nos EUA tem plena condição de fazer até mesmo procedimentos mais invasivos como raspagem subgengival quando faz-se necessário a administração de anestésico local – Sim! Os(As) Dental Hygienists nos EUA podem administrar anestésico local desde que tenham sido devidamente treinados para tal. E é bem interessante porque isso ajuda muito na manutenção dos pacientes junto ao consultório. Os pacientes são lembrados semestralmente para a visita com o(a) Higienista a fim de manter em dia a sua saúde bucal. Durante estas visitas semestrais os Dentistas podem fazer um exame enquanto o paciente está na cadeira do(a) Higienista pronto para começar o procedimento ou logo após a consulta. O(A) Higienista faz anualmente a sondagem gengival e faz o registro para que se possa ter o acompanhamento necessário no caso do paciente ser portador de doença periodontal.

            Além de fazer este controle e manutenção gengival o(a) Dental Hygienist também cumpre um papel importantíssimo no auxilio à detecção de câncer bucal. E eu digo que eles(as) são muito eficientes neste exame, não deixando ninguém passar batido. E quando encontram alguma alteração local no momento do exame, elas(es) chamam o Dentista imediatamente para verificar o que foi encontrado e tomar as devidas medidas. Seja encaminhar para biopsia, ou para avaliação por um especialista.

            Os(As) Dental Hygienists são de suma importância para o bom desenvolvimento e crescimento de um Consultório Odontológico que realmente se preocupa com a saúde bucal de seus pacientes.

            Tudo bem... vão me dizer: “Mas no Brasil é muito caro manter um profissional exclusivamente para esta finalidade”. De fato. Concordo com quem assim o diz. Mas lembre-se que esta é a realidade que encontrei aqui nos EUA. Conheci também Dentistas que não têm um Dental Hygienist no seu quadro de profissionais, optando por fazer todo o procedimento de Limpeza e profilaxia. Isso também acontece. Mas lembre-se de que a presença de um(a) Dental Hygienist competente e eficiente trabalhando com você irá somente somar à qualidade do trabalho oferecido

Um abraço e sucesso sempre!

Patient Access Representative

Patient Access Representative

O dia a dia do Dental Assistant

O dia a dia do Dental Assistant