IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

O dia a dia do Dental Assistant

O dia a dia do Dental Assistant

            O Community Health Center onde trabalho fica localizado dentro de uma Escola – High School – de ensino técnico. Ali, estudantes da região frequentam aulas de ensino convencional e profissionalizante. Existem varias áreas: Plumbing, Electical, Maritime Mechanic, Cosmetology, Auto body, IT, Graphic Design, General Health e Dental Assistants.

            Acho que já falei aqui antes, mas vale repetir. Existe uma demanda ENORME para Dental Assistants aqui no Cape Cod. Uma coisa impressionante. E ainda que existam vagas abertas em vários consultórios, este numero não abaixa porque não existem pessoas bem qualificadas para o trabalho.

            Veja bem: Não é que eles não saibam como fazer o trabalho. Quem faz o curso aprende muito. Ajuda, ainda, o contato direto com os pacientes e o dia a dia que acaba sendo um grande aprendizado. O que eu quero dizer é que as pessoas acabam se acomodando e deixando de crescer e evoluir dentro da profissão.

            Muita gente entra em contato comigo através de e-mail perguntado o que é preciso fazer para trabalhar como Dental Assistant aqui nos EUA. Dentistas formados, gente que está trabalhando com Odontologia há muito tempo buscando uma posição como Dental Assistant aqui nos EUA. A coisa tá tão feia no Brasil que o pessoal tá procurando o que for possível fazer fora do Brasil e se manter dentro da área.

            O trabalho é grande. Não é fácil. Pode parecer simples, mas o(a) Dental Assistant aqui nos EUA é a grande engrenagem que move qualquer consultório de sucesso. O conhecimento adquirido com os anos, e comunicação eficiente, presteza, simpatia e eficiência acabam sempre fazendo a diferença melhorando, assim, a produtividade e o lucro do consultório.

            Eu já falei aqui sobre a equipe de trabalho que existe aqui nos EUA. Um consultório pequeno – com um dentista – tem pelo menos uma pessoa na recepção, uma auxiliar e uma higienista. Se o Dentista quiser um pouco mais de produtividade, vai ter três cadeiras. Duas para ele trabalhar e uma exclusiva para seu(sua) Dental Hygienist. Trabalhando diretamente com o Dentista, haverá duas Dental Assistants. Enquanto uma está trabalhando com o Dentista a outra está preparando a cadeira para o próximo paciente. Uma vez que o Dentista termine com o primeiro caso, ele sai de uma sala e vai para outra onde o paciente já estará pronto e esperando por ele. Enquanto ele esta com o segundo paciente a Assistente que estava auxiliando ele anteriormente já começa a desmontar a sala, limpar e preparar a sala para o próximo paciente. Enquanto o Dentista começa o procedimento de anestesia do segundo paciente a segunda Auxiliar está na sala de limpeza e preparo para esterilização ajudando a Assistente do primeiro procedimento. O Dentista não para um minuto, nem a Assistente.

            A (o) Dental Hygienist deve fazer tudo. Chamar e agendar o paciente, limpar a sala, preparar a sala e completar o procedimento. Durante o procedimento com o (a) Higienista este(a) muitas vezes chama o Dentista para poder fazer a avaliação in loco de algum processo carioso que foi observado. Uma vez confirmado pelo Dentista o paciente já sai do consultório com consulta marcada para o tratamento do que foi diagnosticado pelo(a) Higienista.

            Vale dizer que os pacientes de Periodontia aqui nos EUA têm a maioria do tratamento feito pelo(a) Hygienist. Isso porque a gente sabe que muito dos problemas periodontais são tratados exclusivamente com raspagem e aplainamento radicular. Os pacientes são indicados para os Periodontistas para procedimentos de implante e cirúrgicos.

            Então fica o seguinte recado: Trabalhar como Dental Assistant em um consultório com alta demanda de paciente não é fácil. Não somente o Dentista irá pedir eficiência e habilidade, bem como você devera sempre mostrar aquele seu sorrisão todos os dias de manhã para cativar e reter aqueles pacientes que irão contribuir para o seu sustento enquanto nos EUA. Daí uma vez com o Diploma validado o céu é o limite.

            Não desista do seu sonho. Estude, trabalhe sério que o caminho é longo, mas compensa muito.

            Um abraço e sucesso sempre!

 

Dental Hygienist

Dental Hygienist

Equipe Treinada

Equipe Treinada