IMG_2648.JPG

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Espero que você aprenda bastante!

Equipe Treinada

Equipe Treinada

Uma outra característica que se observa dentro dos consultórios norte-americanos é a qualidade das pessoas que trabalham para o Dentista. Primeiro, porque o Dentista Americano quando monta seu consultório, ele(a) tem muito bem claro que aquele lugar de trabalho não servirá para ajudar ninguém a não ser ele mesmo. Ao contrario do que se observa dentro da comunidade Odontológica brasileira os Dentistas norte-americanos estão ali para produzir lucro. Fazer dinheiro. Existem datas especificas quando eles fazem atendimento gratuito. Mas isso fica restrito a eventos especiais. Não existe o atendimento agora pra se pagar depois. Não existe atendimento emergencial sem que se obtenha, pelo menos, os dados do cartão de credito do paciente. Ah... aqui não existe cheque pre datado. Emitiu o cheque, amanha ou depois este estará sendo depositado.

A equipe da recepção geralmente é formada pela Recepcionista - que marca as consultas e atende os telefonemas, Gerente de planejamento e Gerente Geral. A posição de Recepcionista pode ser ocupada por duas pessoas se o movimento do consultório mostrar-se necessário. Estas pessoas tem como função o agendamento dos pacientes logo após a consulta. Tem, ainda, como encargo a manutenção dos horários de atendimento sempre cheios. Devem fazer o reagendamento dos pacientes que cancelam as consultas, e imediatamente preencher o horário vago para que o dia não fique ocioso.

Devem ter conhecimento da parte burocrática dos convênios odontológicos. Devem ter boa comunicação pessoal e pulso firme quando algum paciente começa a fazer jogo duro por não ser atendido na hora certa ou porque perdeu o horário da consulta ou porque chegou atrasado. Cada consultório detém a sua própria politica de trabalho, e esses(as) funcionários(as) devem se ater ao que a politica de trabalho do Consultório implementa.

Outra pessoa bem presente dentro do consultório são pessoas responsáveis pela manutenção do livro caixa. Cuidam da entrada e saída de dinheiro do consultório. Estas pessoas vão atras dos pacientes inadimplentes e procuram fazer o acordo para o pagamento.

E como não falar das Auxiliares? As Dental Assistants aqui nos EUA são peças fundamentais na produção e sucesso de um consultório. São elas que preparam o terreno para o Dentista. São elas que conversam com os pacientes, conseguem obter informações preciosas para o Dentista a fim deste(a) conseguir desenvolver um trabalho mais próximo e pessoal. Muitas delas são capazes a habilitadas e obter moldagens iniciais e finais, confecção de provisórios, colocação de afastador gengival para moldagem, e tantas outras funções importantes e que tão somente auxiliam - veja o nome - o Dentista. Elas(es) não estão ali somente para sugar saliva e preparar a cadeira para o proximo paciente. Elas cuidam de tudo dentro do consultório. Sem a presença de um(a) profissional como este(a) nenhum Dentista chega a lugar nenhum. Sei de casos aqui onde a mesma equipe manteve-se por mais de 25 anos.

O que é importante lembrar é que as realidades nos EUA e no Brasil são quase que diametralmente opostas. Aqui nos EUA não existe CLT, Fundo de garantia e tantos impostos que acabam encarecendo muito a contratação de tanta gente dentro do consultório. No entanto, para quem pode pagar por uma equipe assim, o sucesso tem muito mais chance de acontecer.

 

 

O dia a dia do Dental Assistant

O dia a dia do Dental Assistant

Vou trabalhar com o quê?

Vou trabalhar com o quê?